A Absolut Vodka vai entrar no mercado com garrafas à base de papel no Reino Unido, como parte do esforço para criar uma garrafa de base biológica. A nova embalagem vai estar em teste durante três meses na rede de supermercados britânica Tesco.

A iniciativa da garrafa de papel faz parte de uma colaboração com a Paboco (The Paper Bottle Company) e a comunidade de marcas The Coca-Cola Company, Carlsberg, P&G e L'Oréal para trabalhar para ajudar as indústrias de bebidas a conseguir embalagens mais sustentáveis.

As garrafas de papel de molde único de 500 ml serão vendidas em 22 lojas Tesco em Manchester durante o verão. As garrafas de molde único são feitas com 57% de papel com uma barreira integrada de plástico reciclável. Os clientes podem reciclar as embalagens através do circuito normal.

Absolut Paper Bottle

Enquanto as garrafas de vidro padrão também são recicláveis, as garrafas de papel são oito vezes mais leves e fáceis de transportar, diz a fabricante. As garrafas de papel mantêm o design inspirado no boticário da marca, e o objetivo final é que complementem a icônica garrafa de vidro da Absolut em vez de a substituir. A Absolut acredita que os consumidores usarão as garrafas de papel em ocasiões fora de casa, como festivais.

Elin Furelid, Diretora de Embalagens da Absolut, disse: «Este é um passo mais perto de nossa visão de obter uma garrafa totalmente de base biológica. Estamos a explorar embalagens que têm uma proposta de valor completamente diferente. O papel é tátil, é lindo, é autêntico e é leve. Esse foi o nosso ponto de partida. Mas esta não é apenas uma ideia “no papel”».

«Queremos que os consumidores e os parceiros se juntem à nossa jornada rumo a um futuro mais sustentável. Juntos podemos desenvolver soluções de embalagem que as pessoas querem e o mundo precisa. É por isso que parcerias ousadas com organizações com ideias semelhantes serão cada vez mais cruciais em nossa jornada net zero.»

A Absolut Vodka anunciou uma iniciativa inovadora com a Ardagh Glass Packaging para começar a usar um forno de vidro parcialmente movido a energia de hidrogénio para a produção de garrafas em grande escala.