A agência digital do Grupo YoungNetwork, ALICE, criou uma publicação de real-time marketing para as redes sociais da marca Chiquita nesta fase de isolamento social, que não passou despercebida à imprensa internacional. Harvard, Adweek, Vanity Fair e Adage, são alguns dos meios que referiram a ação.
Pela primeira vez desde 1944, ano em que passou a personificar a marca, a Miss Chiquita desapareceu do logótipo azul e amarelo, para incentivar os consumidores a respeitarem as medidas de segurança e de distanciamento social, necessárias em todo o mundo, de forma a travar a propagação do novo Coronavírus. A nova imagem foi pensada para o Instagram mas rapidamente a elevada aceitação levou a marca a implementá-la em toda a sua comunicação.
Mónica Vale de Gato, Fábio Polido e Patrícia Justino, da ALICE, agência digital da marca desde dezembro, trabalharam em parceria com a equipa de Redes Sociais da Chiquita.
“É nestas alturas desafiantes que as marcas têm que se reinventar e mostrar que conseguem manter os seus níveis de criatividade no auge, até porque têm a capacidade de fazer os cidadãos interiorizarem melhor as mensagens. A Miss Chiquita deu o exemplo e foi para casa. É uma forma forte de incentivar ao #stayhome e sem dúvida que reforça a responsabilidade social de uma marca divertida, mas atenta e séria perante um problema mundial”, afirma Carina Ferreira, diretora da ALICE, YoungNetwork Group.
Ficha técnica ALICE:
Agência: ALICE, YoungNetwork Group
Diretor criativo: Tiago Vital
Supervisor criativo: André Santos
Diretor de arte e Motion Graphics: Fábio Polido
Copywriter: Patrícia Justino
Diretora de conta: Monica Vale de Gato
Diretora da agência: Carina Ferreira
Fundado em 2000, o YoungNetwork Group é especializado em Consultoria de Comunicação, Relações Públicas, Criatividade, Publicidade, Ativação, Produção e Consultoria Digital. É atualmente composto, em Portugal, pela JD YOUNG – Consultoria de Comunicação e RP –, pela CARMEN – Agência Criativa –, pela ALICE – Agência de Marketing Digital –, pela MARY - Agência de Eventos, Produção e Ativação de Marca –, e pela TAYLOR – Agência 365.