A inteligência artificial (IA) está a tornar-se um motor decisivo para a eficiência e inovação em organizações de todo o mundo.
Durante a conferência SAP Sapphire, que decorre em Madrid até 28 de maio, a SAP SE apresentou dois exemplos de referência que estão a usar IA para transformar os seus processos: Heineken e Team Liquid.
Os agentes de IA estão a permitir o acesso imediato a dados, a fomentar a capacitação dos utilizadores; a ajudar a fomentar melhor as decisões estratégicas e a fazer o reconhecimento automático de padrões. Seja numa fábrica de cerveja ou numa arena de jogos, a IA está a acelerar decisões, otimizar operações e transformar modelos de negócio.
Heineken aposta na IA para agilizar operações e dar mais poder aos colaboradores
Com presença em mais de 70 países e mais de 165 fábricas de cerveja, a Heineken implementou um chatbot interno com IA, chamado Hoppy, para simplificar o acesso aos dados e melhorar os processos de decisão. Desenvolvido sobre a SAP Business Technology Platform (SAP BTP), o Hoppy recorre a linguagem natural e dados de múltiplos sistemas para responder a pedidos dos utilizadores de forma rápida e intuitiva.
Através da SAP Datasphere, a empresa criou um modelo de dados unificado, o que facilita a escalabilidade e o acesso à informação. Com o hub de IA generativa da SAP integrado, o Hoppy permite consultas em linguagem natural, visualização de dados e garante segurança no acesso à informação.
“Construir e integrar agentes inteligentes nem sempre é um percurso fácil. Ainda há muito por descobrir. Mas como dizemos na nossa equipa: ‘Don’t worry, be Hoppy!’”, comenta Andre van Schuijlenburg, diretor de gestão de processos globais da Heineken.
Desde que foi integrado em plataformas como o Microsoft Teams, o tempo médio que os colaboradores demoravam a encontrar dados caiu de 15 para 1 minuto. O Hoppy também está a ser usado para automatizar tarefas repetitivas e já consegue detetar ordens de compra sem centros de custo associados, promovendo maior rigor e eficiência.
“A decisão da Heineken de recorrer à SAP Business AI para o seu chatbot interno exemplifica uma abordagem inovadora à reimaginação da eficiência operacional e da valorização dos colaboradores”, afirma Manos Raptopoulos, Chief Revenue Officer da SAP para APAC, EMEA e MEE.
Team Liquid usa IA para analisar milhões de dados em tempo real
No universo dos eSports, a Team Liquid, uma das equipas mais premiadas a nível mundial, está a utilizar os agentes Joule de IA da SAP para aceder instantaneamente a estatísticas, tendências de desempenho e comparações estratégicas — tudo através de comandos em linguagem natural.
O painel Next Level Esports Center, construído com base na SAP BTP, permite que jogadores, treinadores e até as equipas de marketing tenham acesso direto a insights sobre mais de 10 milhões de jogos e 1,6 TB de dados, sem depender exclusivamente dos analistas técnicos.
“Graças ao copiloto Joule e aos Joule Agents, aquilo que antes exigia horas de trabalho manual está agora disponível instantaneamente, impulsionando as nossas estratégias e melhorando o desempenho da equipa”, afirmou Victor Goossens, co-CEO e fundador da Team Liquid.
A integração com SAP HANA Cloud e SAP Analytics Cloud garante uma infraestrutura robusta e flexível. Com esta abordagem, a equipa consegue adaptar-se rapidamente às exigências competitivas dos eSports, com decisões em tempo real baseadas em dados concretos.
“A utilização dos Agentes Joule pela Team Liquid é um exemplo convincente de como a IA pode reduzir a carga de trabalho dos analistas, permitindo-lhes concentrar-se em tarefas de elevado impacto num ambiente acelerado. Estes agentes não se limitam a automatizar com base em insights sobre gaming; eles realmente raciocinam, compreendendo o contexto e agindo em conformidade”, afirma Philipp Herzig, Diretor de Tecnologia e Diretor de IA da SAP.