A Nespresso anunciou o compromisso de atingir, até 2030, uma representatividade de 50% de mulheres entre os produtores de café que integram os seus programas de fornecimento.

Atualmente, 35% dos agricultores que colaboram com a marca a nível global são do sexo feminino.

O anúncio surge por ocasião do Dia Internacional da Igualdade, assinalado a 26 de agosto, e insere-se na estratégia da marca para promover a equidade de género nas comunidades agrícolas. A iniciativa será concretizada através do reforço do programa AAA Sustainable Quality™, lançado em 2003 com a Rainforest Alliance, que já abrange mais de 168 mil agricultores em 18 países.

“Acreditamos que o empoderamento das mulheres na agricultura não é apenas uma questão de justiça social, mas uma alavanca essencial para a sustentabilidade e a qualidade do café que chega aos nossos consumidores”, afirma Jaime de la Rica, Diretor-Geral da Nespresso Portugal. “O compromisso de alcançar 50% de agricultores do sexo feminino reflete a nossa visão de um futuro onde a igualdade de oportunidades floresce nas comunidades de produção de café.”

A Nespresso aponta três áreas de intervenção para atingir este objetivo: formação técnica e de gestão adaptada às necessidades das mulheres agricultoras; facilitação do acesso a recursos como terra, mão de obra e crédito; e reforço de parcerias com organizações locais e internacionais dedicadas à igualdade de género.

Desde 2022, a Nespresso é certificada como empresa B Corp™, o que implica o cumprimento de critérios ambientais e sociais em toda a cadeia de valor. O compromisso com a equidade de género junta-se assim a outras metas, como a duplicação da taxa de reciclagem de cápsulas até 2030 (atualmente nos 33% em Portugal e 37% a nível global).