A Alcoa Corporation, a Ball Corporation e a Unilever anunciaram o primeiro teste mundial da tecnologia de fundição de alumínio, ELYSIS, sem emissões de carbono aplicada a embalagens de produtos de higiene e cuidados domésticos.
Esta é a primeira vez que alumínio produzido com a tecnologia ELYSIS, que elimina as emissões diretas de gases com efeito de estufa, gerando oxigénio em vez de CO₂, é utilizado em embalagens de consumo. O projeto resultou numa embalagem em aerossol composta por 50% de alumínio primário ELYSIS e 50% de alumínio reciclado pós-consumo, tornando-se uma das soluções de embalagem com menor pegada de carbono do mercado.
“Através desta colaboração com a Ball e a Unilever, estamos a levar o alumínio de baixo carbono para produtos do quotidiano e a demonstrar como a inovação a nível do material pode gerar benefícios reais de sustentabilidade”, afirmou Renato Bacchi, Vice-Presidente Executivo e Chief Commercial Officer da Alcoa.
“Este projeto combina maior conteúdo reciclado com alumínio primário de baixo carbono, dois fatores essenciais para descarbonizar as embalagens e o setor do alumínio em geral. É um exemplo de inovação em packaging e de colaboração eficaz na cadeia de fornecimento”, destacou Ramon Arratia, Chief Sustainability Officer e Vice-Presidente de Assuntos Públicos da Ball Corporation.
“Esta parceria mostra como podemos desenvolver inovações para reduzir emissões e acelerar o progresso climático em conjunto”, acrescentou Shailendra Sadera, Chief Procurement Officer da Unilever.
O estrear do alumínio ELYSIS nas embalagens de higiene e cuidados domésticos representa um marco para as indústrias de alumínio e bens de consumo, comprovando que a colaboração e a inovação tecnológica podem reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa e abrir novas aplicações sustentáveis em mercados consolidados.