O Hinojosa Packaging Group lançou uma Calculadora de Pegada de Carbono do produto, uma ferramenta desenvolvida para apoiar os clientes na medição, comparação e comunicação das emissões associadas às suas soluções de embalagem.
A nova ferramenta responde à necessidade das empresas em quantificar o impacto ambiental dos produtos. A calculadora permite avaliar a pegada de carbono das soluções de packaging da Hinojosa, disponibilizando informação que apoia a tomada de decisão e a antecipação de requisitos normativos relacionados com o desempenho climático.
Baseada na metodologia de referência do GHG Protocol, a calculadora mede as emissões de gases com efeito de estufa ao longo de todo o processo produtivo, desde a origem das matérias-primas até à expedição do produto final a partir da unidade de produção. O cálculo inclui a extração e produção de matérias-primas, como o papel, o seu transporte até à fábrica, o consumo energético nos processos de fabrico e a geração de resíduos durante a produção.
Segundo a empresa, a calculadora assume um papel estratégico ao permitir acompanhar os clientes num objetivo comum de redução das emissões de gases com efeito de estufa. Os recentes desenvolvimentos regulamentares em matéria ambiental colocam novos desafios às empresas, tanto ao nível da medição como da comunicação do impacto climático, tornando este tipo de ferramentas particularmente relevante.
Para garantir a fiabilidade dos cálculos apresentados, a Hinojosa submeteu os dados que alimentam a ferramenta a certificação independente pela AENOR, de acordo com a norma de referência do GHG Protocol, abrangendo os três âmbitos de emissões. Esta verificação incide sobre as emissões registadas em 2024, que passa a ser considerado o ano base.