A AstraZeneca anunciou a adoção do Agentforce Life Sciences, a solução de inteligência artificial agêntica desenvolvida pela Salesforce, com o objetivo de reforçar a proximidade com os profissionais de saúde à escala global.
A extensão do Agentforce a toda a operação da AstraZeneca permitirá melhorar a coordenação entre as equipas médico-comerciais, através da consolidação de informação proveniente dos profissionais de saúde e da sua contextualização em diferentes áreas da organização. Ao mesmo tempo, será possível escalar o envolvimento personalizado, tanto em equipas de contas-chave como nas áreas de reembolso e forças de campo, com recomendações automatizadas de ações subsequentes ajustadas ao perfil e às preferências de cada cliente.
“Esta parceria com a AstraZeneca representa um passo claro para a construção de um envolvimento inteligente e proativo com o cliente no setor das ciências da vida, com a escolha do Agentforce Life Sciences”, afirma Frank Defesche, vice-presidente sénior e diretor-geral de Ciências da Vida da Salesforce. “Juntos, vamos capacitar as equipas da AstraZeneca com a mais recente tecnologia para um envolvimento personalizado e acelerar a entrega de medicamentos que transformam vidas para os doentes em todo o mundo.”
A solução permitirá ainda à AstraZeneca criar e automatizar campanhas digitais em múltiplos canais, assegurando uma comunicação mais coerente e alinhada com as necessidades dos profissionais de saúde.
Em termos tecnológicos, a interoperabilidade proporcionada pelo Model Context Protocol (MCP), suportada pelo Mulesoft Agent Fabric da Salesforce, viabiliza a integração de agentes de IA internos e externos em diferentes marcas, regiões e funções, garantindo uma colaboração fluida entre equipas humanas e sistemas inteligentes.