No quarto trimestre de 2023, a procura de etiquetas na Europa aumentou 2,1% face ao mesmo trimestre de 2022.

Este foi o primeiro aumento após quatro trimestres de declínio dramático de dois dígitos que começaram no 4º trimestre de 2022, à medida que a mistura tóxica de escassez de matérias-primas, stock, interrupções na cadeia de fornecimento, aumentos de custos e declínio da economia atingiu a indústria de rótulos ao longo do ano de 2023, diz a associação FINAT.

Em comparação com 2022, o consumo europeu de materiais de etiquetas autoadesivas diminuiu menos do que 25,8%, a queda mais acentuada num único ano registada desde que a FINAT iniciou a recolha de estatísticas em 2003.  De acordo com o último FINAT Radar, publicado em fevereiro, o padrão de declínio no consumo de rótulos foi semelhante nos principais segmentos de uso final, incluindo alimentos, bebidas e cuidados de saúde e beleza, todos os setores que mostraram sinais promissores de recuperação no último trimestre de 2023.

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Efeito de acumulação

O declínio da procura de etiquetas foi mais proeminente e prolongado na Europa. Uma explicação importante é o efeito de acumulação excessiva de stocks que foi desencadeado pela prolongada greve da indústria de papel no primeiro trimestre de 2022, resultando numa batalha por matérias-primas (principalmente liners à base de papel e materiais de revestimento de etiquetas) e prazos de entrega de 3 a 5 meses.

Quando a disponibilidade de matérias-primas finalmente voltou ao normal no terceiro trimestre de 2022, a maré económica virou e os conversores e clientes encheram os armazéns para os próximos trimestres. A desaceleração foi agravada pelo efeito do aumento dos custos das matérias-primas que, de acordo com o FINAT RADAR, impactou mais a aquisição de rótulos do que outros tipos de embalagens.

Desafios das marca

De acordo com o relatório, os entrevistados destacaram os desafios significativos que encontraram devido à evolução das procuras dos consumidores. Os desafios incluíram uma mudança notável na preferência do consumidor de produtos de marca para marcas brancas, alterações nos padrões de procura sazonais e um excesso de oferta de materiais para certas unidades (SKUs) desencadeada por uma queda abrupta na procura.

Perspetivas otimistas

O declínio da confiança dos consumidores em toda a zona Euro continua a refletir preocupações generalizadas sobre a inflação, os custos da energia e o potencial de recessão económica. No entanto, as perspetivas ligeiramente mais animadoras dos fornecedores de rótulos e das marcas sugerem otimismo sobre a capacidade de recuperação e crescimento nos próximos trimestres.

Fundada em 1958, a FINAT é a associação europeia que representa mais de 600 empresas em mais de 50 países da indústria de rótulos.