fbpx

A Fedrigoni já revelou os 17 projetos finalistas do Fedrigoni Top Award 2021, e a presença portuguesa é forte. Na final estão dois estúdios portugueses: o Desisto, de Lisboa, e o Nauvegar, de Covas do Douro.

O estúdio Desisto destacou-se com o projeto Big Kitchen em Identidade Corporativa, e o Nauvegar, com o projeto Quinta dos Montes - Parcela N.º 5 em Etiquetas. Uma escolha que não terá sido fácil para o júri, como confirma Ana Isabel Antão, Sales Manager da Fedrigoni em Portugal: “Este ano, a participação deixou-nos muito orgulhosas, não só pelo número de trabalhos submetidos como a excelente qualidade e criatividade dos mesmos. Houve 69 participações de Portugal. Recordo que os trabalhos têm de estar integralmente produzidos com papéis Fedrigoni e não podem ter quaisquer outros”.

“Big”: a arte tipográfica que se multiplicou

Desisto é um estúdio de design gráfico sediado em Lisboa e que trabalha para todo o mundo. Começou em 2013 como uma plataforma para curadoria de exposições, divulgação de publicações, promoção de pesquisas e colaborações com pessoas de diferentes origens. Em 2016 decidiram operar principalmente como um estúdio de design com um forte foco de tipografia e produção, não deixando de fora nenhuma das coisas que gostamos de fazer. Também têm gerido um laboratório de impressão.

O atelier Desisto há um fenómeno da criatividade também pela amplitude e ecletismo do seu trabalho, da sua postura de vanguarda e do seu espírito aberto e generoso. Prova disso são as fantásticas Talks que organizam, para já não falar da interessante exploração da impressão na sua máquina RISO”, explica Ana Antão. 

Big Kitchen Desisto

Sobre o projeto, o Desisto explica: “O Big Kitchen nasceu de um desafio que nos trouxe João Miranda, que nos pediu para desenhar um espécime de tipo para a sua fonte "Big". Como amantes de tipografia, não podíamos estar mais felizes, mas quisemos pensar em grande, e para além de uma publicação, propomos fazer uma tipografia ao vivo: uma exposição. Criámos o seu sistema de identidade flexível como ponto de partida, e a partir daí definimos o tom para toda a exposição. Colaborámos com João Miranda na conceção de todas as obras de arte, com realidade aumentada de Serafim Mendes, carpintaria da Fica – Oficina Criativa e magia de pen-plotter da MILL”.

No projeto foram utilizados os papéis Woodstock Rosso 170g (Posters Exhibition/Posters Pen Plotter), Arco Print Milk 150g (Posters Pen Plotter) e Materica Gesso 180g (Type Specimen).

Big Kitchen Desisto2

As encostas do Douro em papel

O Nauvegar foi fundado em 2017, em Covas do Douro, pelo designer e empreendedor Gustavo Roseira. Com experiência em branding, rótulos, packaging, vídeo e fotografia, conta com uma equipa com mais de 8 anos de experiência, tanto em impressão como em digital. Ao longo do percurso colaboraram com diversos vignerons, produtores, adegas, festivais de vinho e restauradores.

“O atelier Nauvegar merece igualmente a nossa maior admiração, pela dedicação e extremo zelo em cada trabalho. O cuidado que têm com cada pormenor, o entusiasmo que depositam em todo o processo criativo, e na escolha dos materiais, faz-nos sentir que estamos perante gente apaixonada pelo que faz e com prazer em fazê-lo na perfeição”, comenta Ana Antão. 

Parcela5 2 Nauvegar

O atelier destacou-se com o Quinta dos Montes - Parcela N.º 5, em Etiquetas, que utiliza o papel Tintoretto Gesso. “Esta é uma parcela minúscula, com apenas 0,61 hectares, mas com uma enorme diversidade, 23 diferentes castas, identificadas, com mais de 100 anos”. Pedro Sequeira, da Quinta dos Montes, explicou que a vinha é tratada cêpa-a-cêpa e logo várias ideias começaram a germinar na mente dos criativos.  

“Assim que voltamos à nossa "adega criativa", a mesa, o papel, o lápis, diversas experiências começaram a surgir. Estávamos a cortar camadas de papel com diferentes formatos, na tentativa de recriar algumas ideias que tínhamos para representar as vinhas quando ocorreu a segunda epifania: percebemos que podíamos integrar um conceito de dualidade, que comunicaria ao mesmo tempo as complexas texturas em camadas das cepas velhas e a sinuosa topografia das vinhas do Douro!

Partilhamos os esboços com o Pedro que imediatamente adorou a ideia. De seguida, reunimos com os nossos bons companheiros Manuel Ribeiro e João Santiago, da gráfica VOX, que ficaram igualmente empolgados e prontamente abraçaram este desafio connosco!

No final, devido à complexidade das formas e aos pequenos detalhes de cada camada, mesmo na VOX, parte do processo de produção dos rótulos teve de ser feito manualmente, um a um, tal como o cuidado com estas vinhas centenárias e como a nossa abordagem de design, que foi desenvolvida minuciosamente à mão.

Tudo neste vinho, em todas as fases de criação, nasceu desta paixão pelo artesanal, resultando numa joia autêntica e rara. Foram lançadas apenas 1333 garrafas, tornando o lema “cêpa-a-cêpa”, realmente digno”, explica Gustavo Roseira, CEO & Creative Director da Nauvegar.

Parcela5 Nauvegar

A competição

O Fedrigoni Top Award foca-se em quatro categorias - Editorial, Corporativo, Etiquetas e Embalagens – e premeia designers gráficos, gráficas e clientes, juntos pelas melhores aplicações dos papéis das marcas referidas. O concurso, exclusivo para os papéis da marca, tem ganho cada vez mais participação. Poder contribuir para a diferenciação e a mais valia no processo gráfico é algo que nos deixa extremamente realizadas”, diz Ana Isabel Antão, ao comentar o acompanhamento que a Fedrigoni faz aos clientes. E é precisamente o resultado de todo esse trabalho que pode ser apreciado no concurso.

O Júri é composto por um painel de especialistas internacionais no mundo da conceção, comunicação e produção. Os projetos serão avaliados com base em critérios que destacam a originalidade do desenho gráfico, funcionalidade, exatidão da execução e utilização adequada dos materiais.

Os projetos vencedores receberão um troféu e serão exibidos numa exposição a realizar em Paris durante a primavera de 2021. Os projetos vencedores serão anunciados no site oficial do Top Award apenas no dia seguinte à cerimónia de entrega de prémios que terá lugar em Paris, mesmo antes da exposição vernissage.

 

Conheça os projetos finalistas

 

Album di Famiglia/ Last Colony Gin
Armatore, lo zingaro di mare
BASAO Gongfu Teabag Series Packaging-Archive Box
Big Kitchen
Birrificio Sul Mare
Book Key Cucine
Buche & Gran Buche
Golden Moments
Jordi’s chocolate
La Lepre e la Luna
L’Architecture des arbres
Moholy-Nagy and the New Typography
No Man’s Space, vermuth + gin
No One Can Fail
Phoenix Art from the Artist Xue Song
Quinta dos Montes – Parcela Nº 5
Tupigrafia magazine issue #12