A Galp acaba de inaugurar o novo Retail Lab no campus do Instituto Superior Técnico (IST), no Taguspark, em Oeiras.
A mudança do Retail Lab da sede da empresa para o campus do Técnico traduz o objetivo de aprofundar a colaboração com investigadores e estudantes, potenciando a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de soluções concretas para os desafios da transição energética.
Neste novo centro, a Galp simula percursos reais de clientes nas suas soluções B2B e B2C, com foco especial nos serviços prestados nas estações de serviço, como os terminais de pagamento exteriores ou os carregadores para veículos elétricos. Em ambiente laboratorial, são realizados testes manuais e automatizados, que permitem identificar oportunidades de melhoria e validar software antes da sua implementação.

“Com o investimento no novo laboratório e o envolvimento futuro de investigadores e alunos do Técnico, a ambição é clara: elevar a fasquia e estabelecer o novo padrão de serviço ao cliente no setor”, afirmou João Diogo Marques da Silva, co-CEO da Galp, durante a cerimónia de inauguração.
Já Rogério Colaço, presidente do Técnico, considera esta parceria “uma oportunidade para toda a comunidade académica”, que facilita a partilha de conhecimento, a inovação tecnológica e a captação de talento.
O Retail Lab insere-se no ecossistema de inovação da Galp, que integra 57 universidades portuguesas e internacionais. Este projeto surge também no âmbito do protocolo de colaboração assinado com o Técnico em 2022, e reforça a ambição da empresa de liderar a descarbonização e a digitalização do setor energético.

A área Comercial da Galp disponibiliza uma oferta integrada de energia para empresas e consumidores em diferentes geografias. A rede de 1.240 estações de serviço na Península Ibérica é complementada por mais de 5.500 pontos de carregamento elétrico.
Primeiro balanço do Roteiro para a Descarbonização da APED mostra progressos
A APED apresentou o primeiro balanço do Roteiro para a Descarbonização, quatro anos após o seu lançamento. A sessão contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, e evidenciou resultados positivos na redução das...
Volume de negócios das empresas produtoras e grossistas de café, chá, cacau e especiarias sobe 17%
Apesar de se tratar de um setor onde a maioria das empresas apresenta um risco médio de incumprimento, o ano económico de 2024 revelou vários sinais positivos para as empresas produtoras e grossistas de café, chá, cacau e especiarias.
BEI concede empréstimo de 100 milhões de euros à MC
O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um empréstimo de 100 milhões de euros com a MC. Com um prazo de 12 anos, o empréstimo visa reforçar a sustentabilidade de cerca de 400 lojas de retalho em Portugal.