A CELAB-Europe, uma colaboração de toda a cadeia de valor de rótulos autoadesivos, anunciou o lançamento do novo website que inclui um mapa interativo que lista os recicladores de liners e matrizes na Europa.

Além das marcas e outros utilizadores de rótulos em geral, os gestores de resíduos e representantes do HSEQ dos locais de produção são o público-alvo para a informação de reciclagem.

Liner Caroline Martin

"Os resíduos de liner e matriz são subprodutos da indústria de rótulos autoadesivos ou sensíveis à pressão.   O liner é parte integrante do rótulo autoadesivo, garantindo que os rótulos podem ser produzidos e dispensados de forma eficiente", diz Ophélie Gourdou, coordenadora do projeto para a CELAB-Europa. “E estes são materiais valiosos que precisam voltar ao círculo de produção. Com o apoio de profissionais do setor interno e externo, a CELAB-Europe validou uma série de fornecedores de soluções para a recolha e/ou reciclagem de materiais usados na Europa."

O foco está principalmente nos recicladores de liner de papel, mas no futuro os recicladores de outros materiais, como o PET Liner (Polyethylenterephthalat) e a matriz baseada em papel e película, deverão aumentar à medida que o mapa será atualizado regularmente. Os recicladores, que vejam que ainda não estão listados lá, podem usar o site para contactar a CELAB-Europe para entrar no processo de qualificação.

Visite a página recém-lançada para encontrar mais informações: CELAB Europe - Rumo a uma Economia Circular para Rótulos (celab-europe.org).

Fundada em 2020 e organizada pela FINAT, a CELAB-Europe inclui cerca de 35 empresas que representam toda a cadeia de valor que se uniram para criar uma indústria de rotulagem autoadesiva sustentável.