A Huhtamaki inaugurou a extensão da fábrica de Nules, em Espanha.  A extensão, que iniciará a produção em janeiro de 2023, representa um investimento de 20 milhões de euros e duplicará a capacidade de produção. 

O investimento inclui uma subvenção de 2,2 milhões de euros da Conselleria de Hacienda y Modelo Economico (Comunidade de Valência).

Copos Huhtamaki©Huhtamaki

O investimento reflete a crescente procura de embalagens à base de papel renováveis e recicláveis para substituir os plásticos rígidos, diz a fabricante.  A extensão de 12 500 m2 e foi construída de acordo com os padrões de sustentabilidade BREEAM1 reconhecidos globalmente. A fábrica utiliza eletricidade 100% renovável e tem um sistema de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) com controlo de qualidade do ar, temperatura e humidade.

"O nosso investimento nesta nova capacidade de produção avançada, adjacente ao nosso atual Centro de Excelência em Nules, confirma o compromisso em trabalhar com os nossos clientes – tanto atuais como novos – para oferecer soluções de embalagem sustentáveis à base de papel.  Trabalhámos arduamente para garantir que a expansão é sustentável em consonância com os mais elevados padrões de sustentabilidade da BREEAM", diz Charles Héaulmé, Presidente e CEO da Huhtamaki.

"Este investimento, que irá criar cerca de 130 novos postos de trabalho quando estiver plenamente operacional, foi apoiado pela Comunidade de Valência, que contemplou a expansão da Nules com 2,2 milhões de euros de financiamento para o desenvolvimento.  Baseia-se na nossa experiência tecnológica existente e reforçará ainda mais a nossa capacidade de produção de embalagens de papel inovadoras e sustentáveis na Europa, proporcionando aos nossos clientes a capacidade de substituir os plásticos rígidos, que estão a ser impulsionados pela procura dos consumidores.  Continuamos a instar os decisores políticos da UE a apoiarem legislação que permita e incentive soluções de inovação e embalagens sustentáveis", afirma Eric Le Lay, presidente do segmento de negócios Da Fiber Foodservice Europe-Ásia-Oceânia da Huhtamaki.

No início deste ano, a Huhtamaki anunciou que a fábrica em Alf, Alemanha, está a mudar o seu foco de plástico para produtos de fibra moldada para dar resposta à procura de alternativas livres de plástico para embalagens de alimentos. Quando estiver totalmente operacional, o local de fabrico automatizado terá a capacidade de fabricar até 3,5 mil milhões de produtos anualmente. Isto representa a primeira capacidade de produção em grande escala na Europa.