A Graphicsleader, com instalações em Seixezelo, fechou 2021 com uma faturação de 26,6 milhões de euros, 8% acima do que no período anterior.
“O crescimento orgânico nos principais clientes, o crescimento no setor não-alimentar e a atualização de preços de venda foram essenciais no contexto de um ano marcado por um aumento de custos sem precedentes”, refere a empresa.
A Graphicsleader fabrica embalagens em cartolina e em micro-canelado e fornece as principais marcas europeias e surgiu em 2002, da união de várias empresas, entre as quais a Litografia de Portugal, fundada em Lisboa em 1893, e da Valentim Santos, criada em Vila de Gaia em 1978.
. A empresa já exportadora 40% da produção para os mercados internacionais, reforçando a posição do grupo Hinojosa, que adquiriu a empresa no início de 2020.
Aliás, foi com a aquisição da Graphicsleader e posteriormente da Allard Emballages, em 2021, que o grupo Hinojosa iniciou o processo de internacionalização, para se tornar um dos mais importantes grupos de embalagem no sul da Europa.
O Hinojosa Packaging Group fechou 2021 com uma faturação total de 644 milhões de euros, 49,7% acima do que no exercício anterior. O aumento da procura de bens de consumo, a preferência dos clientes por utilizarem cada vez mais embalagens sustentáveis e o constante incremento do e-commerce foram fatores essenciais.
Avanços na sustentabilidade
A Hinojosa conseguiu uma redução de 40%, em 2021, na sua pegada de carbono, através da instalação da primeira unidade de produção solar fotovoltaica para autoconsumo em Córdoba, através da implementação de um sistema de tratamento de biogás e através da instalação de uma caldeira de biomassa na sua unidade de Sarrià de Ter.
Assim, tornou-se a primeira companhia espanhola dos setores do packaging e do papel a receber a certificação ‘Residuo Cero’ em duas das suas unidades: a Hinojosa Paper Alquería e a Hinojosa Packaging Xàtiva, cuja valorização de resíduos é superior a 98%.
O grupo continua a ampliar o seu programa de descarbonização e de certificação a outras unidades.
A aposta na inovação
O Hinojosa Packaging Group continuou a apostar na inovação durante 2021 através do desenvolvimento da Barket, uma barqueta termosselável de cartão para o mercado agrícola, produto que foi referenciado nos WorldStar Awards pelo menor impacto no meio ambiente; e o Ecogrip, uma solução de cartão canelado que é uma alternativa ao filme plástico utilizado para embalar garrafas.
Na sua missão de contribuir para a criação de melhores oportunidades laborais, o grupo inovou ao dinamizar um Ciclo de Formação Profissional Dual, especializado em Impressão Gráfica. A iniciativa tem como objetivo profissionalizar o setor do packaging através de formação específica e favorecer a inserção laboral e imediata dos 25 alunos que o curso tem atualmente.