A Xeikon acaba de revelar várias novidades, entre as quais está a entrada na produção de equipamentos para a impressão de alta qualidade em cartão, com a tecnologia IDERA.

O primeiro equipamento deverá estar preparado para começar os testes até final de setembro, trazendo os benefícios do conhecimento que a fabricante tem do mercado flexográfico e aproveitando as sinergias com a casa mãe, a Flint Group, no que respeita às chapas e às tintas, por exemplo.

Xeikon Sebastian Stabel

A impressão de alta qualidade, numa única passagem, em substratos revestidos ou não revestidos, que fosse adequada para as curtas tiragens e aos mercados mais sensíveis como o alimentar, por um custo competitivo, eram os requisitos a satisfazer à partida. Sebastian Stabel, Digital Solutions Marketing Segment Manager, diz que o resultado é a IDERA.

A máquina aceita peças com um formato máximo de 1.6 x 2.8m, com uma espessura de até 11mm a velocidades de 150 m/min a 600x400 dpi ou 600 x 1200 at 50 m/min. Com cabeças de impressão Kyocera, pode ainda ser integrada com outros equipamentos periféricos, de outros fornecedores, graças ao ecossistema aberto, que visa aumentar a automação.

O primeiro equipamento estará exposto no centro de demonstrações, na Bélgica, até ao fim do verão, devendo estar disponível para comercialização no final do ano.

É um primeiro passo num mercado que deverá crescer a 13.4% CAGR, com a flexografia a reclamar a maior fatia. A pensar nas tendências criadas pelo crescimento do e-commerce, da personalização em massa e da consciência ecológica, o mercado da impressão em cartão, em alta qualidade, promete espaço para evoluir, e a Xeikon mostra que quer estar na linha da frente.