A UPM Specialty Papers e a Fazer desenvolveram um novo tipo de embalagem para as Oat Rice Pies.

O papel laminado de plástico foi substituído por uma solução de papel, que é o resultado de mais de dois anos de trabalho para garantir a reciclabilidade das embalagens sem comprometer a segurança alimentar e a qualidade das tartes de arroz.

"Este projeto combinou a experiência da Fazer na produção de alimentos e no processo de produção, ao mesmo tempo em que garante a segurança alimentar, com a experiência da UPM Specialty Papers no desenvolvimento de papéis especiais exigentes", diz Piia Soininen-Tengvall, diretora de desenvolvimento de embalagens da Fazer.

As embalagens de alimentos têm propriedades protetoras que têm sido tradicionalmente fornecidas por embalagens de plástico ou por laminação de plástico na superfície do papel. A utilização de plástico também permitiu que a embalagem fosse selada com calor.

No papel de embalagem desenvolvido pela UPM Specialty Papers, as propriedades de barreira e de selagem térmica foram incorporadas no papel sem uma camada separada de laminação plástica. As propriedades de barreira são concebidas para proteger o produto dentro da embalagem até à data de validade, garantindo ao mesmo tempo que, por exemplo, a gordura do produto não possa penetrar na embalagem.

A nova embalagem é produzida com papel barreira UPM Confidio, que pode ser selado a calor. No teste de reciclabilidade, a rejeição de reciclagem de papel UPM Confidio não impresso é de cerca de 1%, o que significa que cerca de 99% do papel pode ser usado para criar novos produtos reciclados.