Os últimos anos não têm sido nada fáceis para a economia em geral e, no caso da indústria da embalagem, armazenagem, manutenção, logística e transporte, o cenário não é diferente.

À medida que o mundo se esforça para recuperar dos impactos económicos causados pela pandemia, as guerras e o clima de tensão teimam em dificultar essa missão. Ainda assim, a resiliência deste setor tem mantido à tona milhares de empresas. Neste contexto, as feiras profissionais desempenham um papel fundamental, oferecendo uma plataforma crucial para impulsionar a colaboração, a inovação e o comércio dentro dos setores que compõem toda a cadeia de abastecimento.

OSCAR BARRANCO empackEstas feiras profissionais, como a Empack e Logistics & Automation Porto, estimulam os negócios, promovem o networking e a colaboração entre empresas, geram empregos e renda, promovem a inovação e a transferência de tecnologia, além de aumentar a visibilidade das empresas e indústrias participantes.

O impacto positivo dessas feiras estende-se além do evento em si, contribuindo para o desenvolvimento económico e o crescimento sustentável. Estes eventos atraem ao distrito pessoas e empresas de outras regiões de Portugal e mesmo de Espanha, levando naturalmente a novas oportunidades de negócios, contratos de vendas e parcerias estratégicas.

As empresas estão sempre à procura de inovação e de compreender estratégias que as possam fazer crescer e, nesse sentido, as feiras profissionais oferecem a maior oportunidade para explorar as últimas tendências e desenvolvimentos em tecnologia do setor. No fundo, é um espaço onde se concentra o futuro desta indústria.

Por último, mas não menos importante, estas feiras propiciam ainda a geração de empregos e o desenvolvimento de novas competências nos profissionais. Sendo a dificuldade em encontrar mão de obra um dos problemas que também atinge este setor, estes espaços oferecem a oportunidade para profissionais se conectarem com potenciais empregadores e explorarem oportunidades de carreira.

Em conclusão, as feiras profissionais e, neste caso, a Empack e Logistics & Automation Porto, desempenham um papel vital na recuperação económica, impulsionando o comércio e os negócios, promovendo a inovação e a adoção de tecnologias avançadas e gerando empregos.

 

 

Oscar Barranco é o diretor da Empack e Transport & Automation, que se realiza de 17 a 18 de Abril, na Exponor.