A Auchan Retail Portugal revelou que, nos últimos seis anos, investiu 70 milhões de euros em compras diretas a produtores locais.
A estratégia, de longo prazo, pretende apoiar o desenvolvimento das comunidades, garantir frescura e qualidade aos clientes e promover um modelo alimentar mais sustentável.
A rede local da Auchan já integra mais de 180 pequenos e médios produtores, que fornecem desde frutas, legumes e queijos a vinhos, mel, enchidos e outras especialidades regionais. Todos os fornecedores estão localizados num raio máximo de 50 km das lojas, o que permite reduzir a pegada ambiental associada ao transporte e reforçar a ligação entre produção e consumo.
Entre os parceiros da retalhista, encontram-se também empreendedores que, a partir da tradição, apostam na inovação. É o caso da Carob World, que transforma alfarroba em tabletes de chocolate, ou da Salina Greens, que cultiva halófitas em ambiente natural, em Alcochete, para produzir um sal vegetal diferenciador.
Desde 2019, as compras a produtores locais aumentaram 150%, reflexo de uma relação sustentada na confiança e proximidade. Só até julho de 2025, a Auchan já adquiriu mais de 60% do total comprado ao longo de todo o ano anterior, um sinal claro de aceleração do investimento.
Esta aposta traduz-se também em cadeias curtas de abastecimento, maior rastreabilidade e valorização da produção tradicional portuguesa.
Durante o mês de agosto, a insígnia está a dar ainda mais visibilidade a este compromisso com a campanha “De norte a sul ao lado dos nossos produtores”. Em todas as lojas, os clientes vão poder conhecer melhor os produtos e as histórias dos cerca de 70 produtores locais envolvidos na iniciativa, através de ações especiais que celebram a diversidade e autenticidade da produção nacional.
Primeiro balanço do Roteiro para a Descarbonização da APED mostra progressos
A APED apresentou o primeiro balanço do Roteiro para a Descarbonização, quatro anos após o seu lançamento. A sessão contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, e evidenciou resultados positivos na redução das...
Volume de negócios das empresas produtoras e grossistas de café, chá, cacau e especiarias sobe 17%
Apesar de se tratar de um setor onde a maioria das empresas apresenta um risco médio de incumprimento, o ano económico de 2024 revelou vários sinais positivos para as empresas produtoras e grossistas de café, chá, cacau e especiarias.
BEI concede empréstimo de 100 milhões de euros à MC
O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um empréstimo de 100 milhões de euros com a MC. Com um prazo de 12 anos, o empréstimo visa reforçar a sustentabilidade de cerca de 400 lojas de retalho em Portugal.