A Smurfit Kappa desenvolveu, para um dos seus clientes, um punnet para uvas, “resistente, amigo do ambiente e de montagem fácil”.

A solução visa ser uma embalagem reciclável e biodegradável, mas ao mesmo tempo resistente à cadeia de fornecimento, fácil de montar, e capaz de ser impressa para atrair o cliente no ponto de venda. Até agora, o cliente utilizava uma embalagem que deixava ver o conteúdo, mas não era biodegradável e não permitia a comunicação da marca.

Raul Andre, General Manager da Smurfit Kappa Celpack, assegurou que "depois de ouvirmos a problemática e os principais requisitos do cliente em termos de sustentabilidade e imagem, desenhamos uma solução com um aspeto simples e agradável, fabricada em cartão canelado branco para poder plasmar a sua imagem de marca em impressão flexográfica a cores. O seu grau de satisfação é muito elevado, o que nos levou a produzir uma grande quantidade destes punnets para uvas".

Segundo um estudo realizado pela Smurfit Kappa a 1 200 consumidores de uma importante marca europeia, 75% destes reconheceu que preferia alternativas de embalagens à base de papel em relação às fabricadas com produtos não biodegradáveis, cujos resíduos se acumulam nos oceanos.

Estes resíduos representam um verdadeiro problema para a UE, que exporta 50% de todos os que são recolhidos no seu território. Em números, no velho continente, a recolha de resíduos de embalagens de papel e cartão canelado é de 93% e a sua taxa de reciclagem de 85%, enquanto a recolha dos resíduos não biodegradáveis é de 74%, ficando a sua reciclagem em 42%.

A empresa está consciente deste problema, pelo que, em 2018, colocou em marcha a iniciativa Better Planet Packaging para abrir o futuro à embalagem sustentável e defender a economia circular.