A Saica Flex, divisão do Grupo Saica, desenvolveu um novo material para bolsas flexíveis, que oferece a possibilidade de utilizar mais de 50% de materiais reciclados na sua produção para aplicações de contacto não alimentares.

O novo laminado é 100% baseado em PE e, portanto, é monomaterial e projetado para ser reciclado de acordo com as diretrizes do CEFLEX e PRE (Plastics Recyclers Europe). O novo laminado mono-PE para bolsas alarga a gama Saica Flex Monoflex de soluções monomateriais prontas para reciclagem, tanto para aplicações de contacto alimentar como para aplicações de contacto não alimentares.

Saica Flex monoflex

A solução já foi testada em linhas form-fill-seal para monodoses de detergente e está atualmente a ser adaptada e testada para outras aplicações de Cuidados Domiciliários e Pessoais, assim como de Alimentos Secos. O novo laminado não exigiu quaisquer modificações na linha de enchimento do cliente e permitiu obter resultados semelhantes em termos de desempenho de embalagem e velocidade de enchimento do que as soluções convencionais, incluindo a utilização de fechos de para facilitar a reabertura.

No caso de aplicações não alimentares, os clientes Saica Flex têm a possibilidade de produzir laminados mono-PE utilizando mais de 50% do material PCR. Aqui a resina virgem foi substituída com sucesso por resina reciclada numa taxa superior a 50% do peso total da embalagem.

A resina PE reciclada é produzida pela Saica Natur, a divisão responsável pela gestão de resíduos e serviços ambientais, permitindo a rastreabilidade total e o controlo do processo dentro do grupo. A fábrica natur Cycle Plus em El Burgo de Ebro (Espanha) produz resina de polietileno reciclado de alta qualidade (rLDPE) permitindo a produção de novas embalagens primárias. A capacidade de produção duplicou em 2020 atingindo as 25 000 toneladas por ano. A resina Natur Cycle Plus é certificada pela EuCertPlast como 100% pós-consumo reciclado.

O Grupo Saica é um dos maiores players europeus no desenvolvimento e produção de papel reciclado para cartão ondulado, com uma produção de 3,3 milhões de toneladas de papel reciclado. Conta com mais de 10 000 colaboradores em Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Irlanda, Turquia, Luxemburgo e Holanda.