A FEFCO, Federação Europeia de Fabricantes de Cartão Ondulado, comunicou estar satisfeita com o novo Plano de Ação para a Economia Circular, publicado pela Comissão Europeia.

O quadro de política sustentável dos produtos poderia ser um verdadeiro motor da circularidade, que começa com a seleção correta das matérias-primas e com a utilização eficiente dos recursos. A bio economia desempenha um papel fundamental, fornecendo materiais renováveis à base de fibras renováveis como uma alternativa sustentável a outros recursos finitos.

Diz a associação que a conceção de produtos sustentáveis é fundamental e deve ser um requisito para todas as embalagens. A indústria do papel e do conselho de administração já emitiu "diretrizes de reciclagem de embalagens baseadas em papel" para apoiar a indústria e os seus clientes na construção da circularidade nos seus produtos.

"Em média, as embalagens onduladas contêm 89% de conteúdo reciclado e são circulares por natureza", diz Angelika Christ, secretária-geral do FEFCO.

A embalagem desempenha um papel fundamental na proteção dos produtos e na garantia de uma entrega e armazenamento seguros, mantendo a qualidade do produto e muitas vezes prolongando o prazo de validade dos alimentos frescos.

Embora a quantidade de embalagem deva ser reduzida, diz a associação, alerta para o facto de ser necessário ter cuidado com os efeitos nocivos que a falta de embalagem adequada pode significar em termos de desperdício alimentar, por exemplo, colocando em causa as ambições da União Europeia para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.