A Fedrigoni apresentou esta quarta-feira, 8 de outubro de 2025, a nova edição do evento ShapingIdeas no espaço contemporâneo da CUPRA City Garage, no coração da Baixa lisboeta.

Com a presença de profissionais das áreas da comunicação visual, design, artes gráficas e branding, a marca aproveitou o evento para mostrar a nova adição ao seu portfólio - o “Best of Publishing”, que engloba uma coleção de três peças - Read me, Choose me e Footnotes - que procura apoiar designers, editoras e criativos na criação dos seus produtos gráficos. Contou ainda com as intervenções de Eduardo Aires, do Eduardo Aires Studio, e de Núria Guardiola, da Guarro Casas.

O Read Me conta com 200 páginas onde reúne oito conversas com designers de renome, como Lorenz Klingebiel, Eduardo Aires, Sulki & Min, Thomas Kronbichler, Matt Willey, Fanette Mellier, David Pearson e Wang Zhi-Hong, acerca de boas práticas na utilização de papel Fedrigoni na aplicação real em 29 produtos.

O Choose Me abrange dois mostruários em leque, protegidos por uma pasta especial, e organizado por tipo de aplicação e não por gama de produto. O mostruário nº. 1 inclui Card and Cover, com gramagens entre 280 g/m² e 700 g/m², e o nº. 2 divide-se em Binding Papers, End Papers e Text Papers.

Já o Footnotes é um guia prático do processo editorial, dirigido a designers em início de carreira. O evento encerrou em modo networking, com partilha descontraída entre profissionais e equipa Fedrigoni.