A Covestro lançou uma nova gama de policarbonatos reciclados pós-consumo (PCR), produzidos a partir de faróis automóveis em fim de vida.

Os materiais, certificados pela TÜV Rheinland, estão já disponíveis comercialmente e contam com 50% de conteúdo reciclado, sendo atualmente validados pela Volkswagen e pela NIO para potenciais utilizações em novos modelos.

A inovação surge no âmbito de um programa conjunto promovido pela GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, envolvendo ainda o reciclador chinês Ausell e vários fabricantes de automóveis. O projeto tem como objetivo estabelecer cadeias de valor para plásticos de alto valor reciclados de veículos em fim de vida (ELV), reforçando a viabilidade técnica e comercial da reciclagem de faróis automóveis através de processos mecânicos robustos.

“Esta nova linha de policarbonato representa um avanço importante no apoio à transformação da indústria automóvel rumo a um futuro circular,” afirma Lily Wang, diretora global da unidade de Plásticos de Engenharia da Covestro. “Ao oferecer materiais PCR de elevada qualidade derivados de faróis em fim de vida, estamos a ajudar os nossos clientes a cumprir regulamentos cada vez mais exigentes, ao mesmo tempo que promovemos a reciclagem em circuito fechado.”

A abordagem colaborativa é um dos pilares deste projeto. Como sublinha Martin Hansen, diretor regional da GIZ para a Ásia Oriental, “esta parceria demonstra a importância da cooperação intersectorial para impulsionar a economia circular. Ao reunir os principais atores da indústria, estamos a criar soluções reais para a reciclagem de plásticos valiosos e a promover a inovação em fluxos de materiais sustentáveis.”

A Covestro tem vindo a expandir de forma consistente a sua oferta de materiais com conteúdo reciclado. Além destes policarbonatos PCR de faróis, a empresa já disponibiliza soluções com até 90% de conteúdo reciclado e inaugurou uma unidade dedicada à compounding mecânica de policarbonatos reciclados em Xangai. Em 2024, lançou ainda policarbonatos com conteúdo reciclado químico.