Realizou-se, a 24 de junho, a conferência internacional Print4All Conference – Future Factory, para debater a sustentabilidade e a indústria 4.0 no futuro próximo das fábricas de impressão e embalagem.

Com uma audiência de mais de 1200 participantes, o evento analisou a tecnologia e a economia, a nível global, sempre com o foco nas indústrias mencionadas.  Durante o evento, Andrea Briganti, anunciou as novas datas da    feira Print4All a    realizar na Fiera Milano, de 3 a 6 de maio de 2022, no âmbito da The Innovation Alliance.

"É   tempo de comunicar que a indústria de impressão e embalagem italiana está de novo de pé em nome da indústria 4.0, economia   circular e    sustentabilidade, os principais temas desta Conferência Print4All – explica Andrea Briganti, Diretor Geral da Acimga e Federazione Carta e Grafica.

“A Covid-19 deu a conhecer a todos a importância destes sectores, que continuaram a trabalhar mesmo durante o bloqueio para fornecer embalagens às cadeias de abastecimento de alimentos e de farmacêutica. A Print4All Conference marca um ponto de viragem, olhando para o futuro para uma cadeia de abastecimento cada vez mais sustentável cada vez mais integrada    no paradigma 4.0.", adianta.

Print4all2020 set

Enrico Barboglio, secretário-geral da ARGI, comentou que “a impressão, em todas as suas formas, é um poderoso meio de comunicar emoções” e que as gráficas, embora muito afetadas pela situação da pandemia que assolou a Europa, “tiveram uma abordagem proativa e procuraram novas formas de dar resposta às necessidades do mercado”.

A Print4All Conference, que também acolheu a Assembleia Geral da Federazione Carta e Grafica, combinou a presença física de convidados de estúdio com a presença remota de oradores internacionais.

Nigel Tapper, climatologista e membro do    IPCC, Painel Intergovernamental    para as Alterações Climáticas, a organização vencedora do    Prémio Nobel da Paz em 2007, não tem dúvidas de que a pandemia não vai permitir que se atinjam todos os objetivos de sustentabilidade, estabelecidos pelas Nações Unidas, em 2015. Ainda assim, afirma que surgiram outras oportunidades, nomeadamente com a tecnologia digital, “que vai passar a ser parte das soluções” para a indústria da impressão.

O jornalista italiano Matteo Bordone orientou as intervenções que incluíram a participação de Nigel  Tapper, climatologista e membro do IPCC, Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, Alice  Bodreau,  Global Partners Manager da Fundação Ellen MacArthur, cuja missão é incentivar a transição para a economia circular, e o professor Enzo Baglieri da SDA Bocconi, coordenador do primeiro projeto da cadeia de abastecimento 4.0 da indústria em Itália, juntamente com a Federazione Carta e Grafica.


Os membros da cadeia de abastecimento com duas mesas-redondas reuniram marcas com o calibre da Uteco,  HP,  SIT,  Sacchital,  Barilla  e  Orogel; associações  industriais como  a Intergraf  (Europa),  APTech  (EUA), a  Peiac  (China),  Ipama  (Índia),  e Picon  (Reino Unido),   ilustrando  tendências e perspetivas industriais  e  económicas  no  mundo    da  impressão  e  embalagem  nos  seus  países.

A Print4All Conference – Future Factory é organizada pela Acimga (Associação Italiana de Fabricantes de Máquinas para a Indústria Gráfica, Conversora e Papel) com o apoio da Argi (Associação Italiana de Fornecedores da Indústria Gráfica) e da ITA – Agência Italiana de Comércio do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação   Internacional. A conferência realiza-se    todos os anos e funciona como ponte para a próxima edição da feira Print4All.