O FINAT European Label Forum (ELF) 2025 confirmou mais uma vez o seu estatuto como ponto de encontro de referência para a indústria global de etiquetas e embalagem.
Realizado em Amesterdão, de 21 a 23 de maio, o evento reuniu um número recorde de 240 delegados de 26 países.
Com um programa que contou com a presença de analistas de mercado e especialistas em tecnologia, o ELF explorou os temas mais críticos para o futuro do setor. Entre eles, estiveram em destaque a sustentabilidade ambiental, os impactos do regulamento europeu sobre embalagens e resíduos de embalagem (PPWR), o papel crescente da inteligência artificial, a inovação na embalagem flexível e estratégias de liderança para as próximas gerações.
A área de exposição contou com 32 empresas fornecedoras, incluindo patrocinadores de ouro como Avery Dennison, Beontag, Labelexpo/Labels & Labeling, Mark Andy e UPM Raflatac. Um dos momentos mais esperados foi o anúncio dos vencedores da 45.ª edição do FINAT Label Competition, que recebeu 184 candidaturas de 47 empresas em 21 países.
“O ELF deste ano encarnou verdadeiramente a essência da FINAT: conectar pessoas, partilhar conhecimento e moldar o futuro da indústria de etiquetas,” afirmou Jules Lejeune, diretor-geral da FINAT. “Foi um prazer regressar a Amesterdão, 10 anos depois do rebranding do fórum, e encontrar um público tão envolvido e internacional, pronto para debater os desafios e oportunidades que se aproximam.”
As sessões principais trouxeram perspetivas inspiradoras, desde as análises geopolíticas de Ron Keller à resiliência pessoal partilhada pela alpinista Bonita Norris. Em paralelo, especialistas como Corey Reardon (AWA), Thomas Reiner (Berndt & Partner) e Paul Jenkins (The PackHub) aprofundaram temas como tendências de mercado, inovação tecnológica e os motores da sustentabilidade no packaging e nas etiquetas.
Entre as novidades, destaque para a nova plataforma de e-learning da FINAT e para uma sessão interativa de planeamento de cenários com apoio de inteligência artificial, que incentivou os participantes a refletirem sobre o futuro das etiquetas num contexto em constante transformação.
“Três palavras resumem este ELF: colaboração, ação e persistência,” declarou Philippe Voet, presidente da FINAT, no encerramento do evento. “Num tempo de mudanças rápidas e consolidação, este fórum lembrou-nos que o progresso acontece quando trabalhamos em conjunto, mantemos o conhecimento atualizado e avançamos, passo a passo.”
A próxima edição do FINAT European Label Forum está marcada para Sevilha, de 27 a 29 de maio de 2026.