A empresa William Say & Co. encomendou uma tiragem de 100 latas únicas, destinadas a servir de presentes de Natal para os clientes – tudo impresso num Fujifilm Acuity B1 pela Tinmasters, na sua fábrica em Swansea.

A personalização está longe de ser um novo conceito no mercado gráfico, mas no mundo analógico da impressão para embalagens de metal ainda é. A William Say & Co., uma empresa com uma herança que remonta há quase cem anos, optou por demonstrar o potencial de personalização de latas impressas, comissionando uma série de 100 latas individuais.

William Say Tin

"Temos assistido a desenvolvimentos na tecnologia de impressão digital na nossa indústria há algum tempo", diz Stuart Wilkinson, Diretor de Marketing e Vendas da William Say & Co. "Tivemos o privilégio de trabalhar diretamente com a Fujifilm para produzir uma pequena série de latas de chocolate quente para uma exposição especial de Fortnum e Mason no início do ano passado. Desde então, as coisas avançaram ainda mais."

Em 2020, a Fujifilm assinou uma parceria tecnológica com a Tinmasters – uma das maiores gráficas de embalagens de metal da Europa. Como parte desta relação, a Tinmasters comprou e instalou uma impressora de jato de tinta Acuity B1 para a fábrica de Swansea.

"Trabalhamos com a Tinmasters há muitos anos", diz Wilkinson. "E agora têm esta parceria com a Fujifilm, e a capacidade de imprimir trabalho de curta duração e de alta qualidade, por isso estavam perfeitamente posicionados para nos ajudar. Estamos muito entusiasmados com o potencial de crescimento que o jato de tinta oferece ao nosso negócio e à nossa indústria e queríamos uma forma de demonstrar claramente isso aos nossos próprios clientes.

Imprimimos uma série de 100 latas, a cores, cada uma com um número único de série. Foi um exercício simples que teria sido extremamente complexo e dispendioso usando a impressão tradicional offset.

Costumava haver muitos fabricantes de latas em Londres. Agora somos os únicos que restam. E, em grande parte, é por causa da nossa vontade de aproveitar oportunidades como esta que ainda estamos aqui, e prosperando, e será por muitos anos vindouros."

Kevin Jenner, Business Manager, Fujifilm Wide Format Inkjet Systems diz: "O jato de tinta vai transformar a impressão para a indústria de embalagens de metal da mesma forma que em todos os outros setores de impressão, desde rótulos, até impressão comercial. Está a acontecer mais tarde e mais devagar do que noutros sectores – mas está a acontecer. Estamos orgulhosos de estar a conduzir essa mudança e todas as possibilidades que ela traz, e estamos encantados por trabalhar com empresas como a William Say e a Tinmasters para torná-la realidade."