A Finaro, banco e especialista em soluções globais de pagamento, antecipa algumas das maiores tendências na área dos pagamentos em 2023. O relatório refere que as necessidades e os hábitos dos consumidores mudaram para sempre, levando a adoção e utilização de pagamentos digitais a um novo nível.

Das soluções de pagamento unificadas a um novo modelo de pagamento nos transportes públicos, este ano promete alguns avanços relevantes.

 Pagamentos

1. Soluções de pagamento unificadas: o futuro do retalho em 2023

Independentemente da área de operação, as empresas têm de tomar decisões sobre as soluções de pagamento mais adequadas. Quem é o melhor parceiro de aquisição ou gateway de pagamentos? Como evitar o risco e a fraude? Em 2023 vamos assistir a uma aposta mais forte em soluções de pagamento unificadas.

Com elas, não apenas será mais fácil gerir o total de vendas realizadas através de diferentes canais de forma centralizada, mas a oferta também se irá adaptar melhor às últimas tendências de pagamento dos utilizadores. Para além disso, as empresas vão poder aceder, em tempo real, a informação sobre todas as operações que realizam, para serem capazes de tomar melhores decisões estratégicas.

A Finaro está convencida de que esta revolução no setor do retalho deverá tornar a vida dos consumidores mais fácil, mais simples e mais rápida. Assim, soluções como as que a empresa já implementou em supermercados invisíveis – que permitem aos consumidores comprar sem passar pela caixa, tocando apenas com o cartão bancário, telemóvel ou smart watch num leitor de pagamentos – vão tornar-se cada vez mais populares.

2. Panorama das transações online alterado pelo aumento de método de pagamento alternativos

Nos últimos anos tem havido um aumento significativo na adoção de Métodos de Pagamento Alternativos (APMs, na sua sigla em inglês) e de Métodos de Pagamento Locais (LPMs) a nível global. Os consumidores procuram agora formas mais rápidas, mais convenientes e mais seguras de pagar, o que levou à transição para métodos de pagamento digitais. Como resultado, empresas e comerciantes oferecem cada vez mais uma variedade de APMs e LPMs – como e-wallets, transferências bancárias e pagamentos mobile – para satisfazer as exigências do mercado. É expectável que esta tendência se mantenha, à medida que a tecnologia evolui e mais consumidores se sentem confortáveis a utilizar métodos de pagamento digitais.

3. Simplificação dos pagamentos nos transportes: uma revolução na experiência do cliente

A experiência de cliente nos serviços de transporte ainda tem um longo caminho de otimização pela frente. Os sistemas de pagamento baseados em bilhetes em papel e cartões recarregáveis causam filas nas entradas e nos pontos de pagamento dos transportes, e são também uma fonte de confusão para os passageiros. Tudo isto leva ao descontentamento dos utilizadores e a ineficiências e custos desnecessários para os operadores de transportes.

Este é o momento certo para a indústria simplificar e unificar todos os processos numa solução open-loop de ponta a ponta, que verifica o pagamento, classifica as viagens e elimina fricções, apresetando o melhor preço no final de cada dia. É também importante que os operadores tenham visibilidade sobre o que está a acontecer em qualquer processo a qualquer momento, através de diversos dados tokenizados que garantem a máxima privacidade do utilizador e a segurança do ecossistema.

4. Ameaça crescente: fraude e violações de dados no setor dos pagamentos

O mundo dos pagamentos tem assistido a um aumento acentuado de fraudes e violações de dados, uma grande ameaça para os consumidores e para as empresas. À medida que as transações digitais continuam a crescer, o mesmo acontece com as oportunidades para agentes maliciosos tirarem partido das vulnerabilidades do sistema. Desde esquemas de phishing a skimming de cartões, o risco de fraude nas gateways de pagamento é uma preocupação constante para todos os envolvidos. É, portanto, crucial que todos – tanto os indivíduos como as organizações – se mantenham informados e proativos na proteção dos seus ativos e informações financeiras.

5. Mais verde: o setor de pagamentos procura dar resposta à crescente procura por soluções sustentáveis

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e as alterações climáticas – e isso reflete-se também no seu comportamento quanto aos pagamentos. Este ano, prevê-se um aumento dos benefícios e recompensas para os consumidores que fazem pagamentos na esfera sustentável, assim como das ferramentas capazes de os ajudar a visualizar o impacto ambiental do seu consumo.

Desta forma, o setor financeiro ficará mais próximo do cliente numa das questões que tem vindo a ganhar mais relevância nas esferas empresarial e social.

Em suma, em 2023, tanto os bancos e fintech como as empresas vão procurar formas de se aproximarem das gerações mais jovens. Mais consumidores vão abraçar as wallets digitais e estarão também mais recetivos a propostas de pagamento rápidas e simplificadas. Assim, as empresas devem começar a olhar para os pagamentos como uma oportunidade para maximizar a escolha do utilizador e criar experiências mais agradáveis.

 

Com Team Lewis