A Volocopter e a DB Schenker realizaram uma prova de conceito estática (PoC) conjunta em Messe Stuttgart para operações terrestres com o VoloDrone em centros logísticos.

Juntos, os parceiros estão a criar o primeiro projeto para operações terrestres de cargas elétricas em logística com o apoio do Instituto Fraunhofer para o Fluxo de Materiais e Logística. 

A prova de conceito estática testou como os operadores logísticos podem gerir pessoal, cargas úteis, veículos terrestres automatizados, e VoloDrones. O projeto derivado destes resultados será o primeiro do seu género e servirá de base para integrar as operações VoloDrone nas redes logísticas em todo o mundo, realizando as ambições de automatização e sustentabilidade nas cadeias de abastecimento. 

Volocopter DB Schenker VoloDrone

Desde 2009, a Volocopter e a DB Schenker têm vindo a desenvolver o VoloDrone para lançamento comercial e a avaliar casos de utilização de serviços de drone business-to-business em logística. O VoloDrone, o drone de carga pesada e versátil da Volocopter, é alimentado por bateria, pode transportar uma carga útil de 200 kg até 40 km, e tem 18 rotores e motores que alimentam o aparelho elétrico vertical de descolagem e aterragem (eVTOL).

Esta solução UAM para logística intracidades irá operar dentro do ecossistema UAM da Volocopter para cidades, consistindo também em serviços de mobilidade de passageiros (VoloCity e VoloConnect), a sua infra-estrutura (VoloPort), e um backbone digital para coordenar e visualizar todas as operações em tempo real (VoloIQ). Os robots móveis automatizados para este PoC foram fornecidos pelo parceiro da DB Schenker, Gideon Brothers, pioneiro da robótica móvel autónoma. 

 

Christian Bauer, CCO da Volocopter, diz que “ao desenvolver um projeto para as operações com VoloDrone, a Volocopter está a liderar o caminho para a próxima dimensão da logística de transporte, com dados tangíveis e operacionais a apoiar as nossas solicitações de serviços. O nosso trabalho com a DB Schenker mostra que eles são um grande investidor, um parceiro valioso e um facilitador para as nossas operações comerciais VoloDrone.” 

 As equipas de investigação da Volocopter, a DB Schenker e o Fraunhofer IML simularam a integração do VoloDrone numa rede logística, examinando os processos terrestres de codificação das mercadorias, avaliando cargas e mercadorias seguras, testando o fornecimento automático do drone através de veículos autónomos, e identificando outras verificações prévias necessárias da carga em voo. Em seguida, os processos de transporte e carregamento da carga útil VoloDrone foram conduzidos e examinados para identificar procedimentos seguros e normalizados para os colaboradores em terra, preparando o VoloDrone para o voo. 

Erik Wirsing, Global Head of Innovation da DB Schenker, afirma que “o VoloDrone abre novas possibilidades para a indústria logística e representa um elemento-chave para o roteiro de inovação e sustentabilidade da DB Schenker para a logística.” 

Uma vez finalizado, o projeto estará disponível para os parceiros ao abrigo de um acordo de não-divulgação.