O grupo italiano Fedrigoni prossegue a estratégia de crescimento no setor dos produtos autoadesivos premium com a aquisição da Acucote.

Com esta aquisição, agora contaa com uma nova fábrica e uma presença comercial mais forte na América do Norte, onde já estava presente com operações próprias na Califórnia e na distribuidora GPA, juntamente com a empresa mexicana, Industria Papelera Venus, adquirida em dezembro.

A Acucote é uma empresa sediada em Graham, Carolina do Norte, que desenvolve, fabrica e distribui materiais autoadesivos, com um volume de negócios superior a 70 milhões de dólares e 142 colaboradores. Foi fundada há 34 anos por John Leath e tem uma fábrica e quatro centros de distribuição. 

Marco Nespolo"A aquisição da Acucote representa mais um passo na estratégia de crescimento no setor de materiais autoadesivos, cada vez mais promissores, onde estamos determinados a expandir a nossa posição como líder de mercado", afirmou Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni, "e está em linha com o nosso desejo de diversificar a nossa penetração geográfica, reforçando a nossa posição nas Américas e em particular nos Estados Unidos".

"A nova entrada no Grupo permitir-nos-á aumentar a capacidade de produção diretamente no local e distribuir pelos Estados Unidos, também graças à integração com a nossa subsidiária, a GPA, para criar excelentes alianças de aquisição e contar com tecnologias de ponta, incluindo em termos de sustentabilidade ambiental", acrescentou Fulvio Capussotti, vice-presidente executivo da divisão Fedrigoni Self-Adhesives.

John Leath, fundador da Acucote, também expressou grande satisfação com a aquisição. "Vou deixar a minha empresa e as minhas pessoas em boas mãos, que era o meu principal objetivo. A Fedrigoni é um grupo internacional e industrial sólido e em rápida expansão, na qual estou certo de que a Acucote poderá crescer e consolidar-se significativamente nos próximos anos."


Com a terceira aquisição em 18 meses, depois da italiana Ritrama e da mexicana IP Vénus, a Fedrigoni reforça a sua posição como o terceiro player global de materiais autoadesivos, onde opera através de marcas como a Arconvert, Manter e Ritrama. A Acucote também detém uma excelente posição nos segmentos de farmacêutica, gráficos arquitetónicos, retalho e logística, possibilitando sinergias estratégicas de produção, distribuição e aquisição.