Entre janeiro e maio de 2020, a Sociedade Ponto Verde (SPV) enviou para reciclagem 130 mil toneladas de embalagens, um aumento de 4% face ao período homólogo de 2019. Apesar da pandemia, os comportamentos dos portugueses mantiveram-se positivos.

“O encerramento dos estabelecimentos HORECA (hotéis, restaurantes e cafés) e o maior consumo dentro de casa, resultantes do Estado de Emergência decretado no país, não levaram à perda de hábitos de reciclagem por parte dos portugueses e isso demonstra que estes estão cada vez mais comprometidos com o processo”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Reciclagem

“Não podemos parar agora o Movimento de Cidadania pela Reciclagem. Os bons resultados devem servir como incentivo para continuarmos a fazer mais e melhor reciclagem no nosso dia-a-dia, especialmente agora que o desconfinamento e a abertura dos espaços HORECA abrem portas a um maior consumo fora de casa” acrescenta a CEO da SPV.

Marcas comprometidas passam a mensagem

A Sociedade Ponto Verde tem estado ao lado dos parceiros com projetos como o marketing partilhado, em que, junto de mais de 150 marcas, já foi possível comunicar incentivos à reciclagem em 350 milhões de embalagens com uma só mensagem: Recicle Sempre.

Recentemente, a entidade lançou uma nova iconografia para colocação nas embalagens com reforço das indicações a considerar aquando da separação para reciclagem. Mesmo no design e conceção das embalagens, através do projeto Ponto Verde Lab, o trabalho desenvolvido em prol da prevenção de resíduos já resulta em que 30% das embalagens declaradas à Sociedade Ponto Verde são de embaladores que já tomaram medidas de prevenção de resíduos quanto às suas embalagens (redução do peso; não utilização de embalagens supérfluas, etc).