A LIPOR lançou uma nova campanha de sensibilização para incentivar a reciclagem de vidro, sob o lema “Reciclar é Dar + e receber futuro”.
A iniciativa, desenvolvida com o apoio da Sociedade Ponto Verde, quer aumentar as taxas de reciclagem em Portugal, que continuam abaixo das metas europeias.
Em 2024, o país reciclou 50,4% do vidro, quando a União Europeia exige 70% até 2025. O setor da hotelaria, restauração e cafés (HORECA) é um dos principais focos da campanha, devido ao volume de embalagens de vidro gerado diariamente.
A campanha combina comunicação digital com ações de proximidade nos oito municípios associados da LIPOR, em Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde e Porto. As equipas da organização vão realizar visitas porta-a-porta a estabelecimentos HORECA para esclarecer dúvidas, distribuir equipamentos e promover boas práticas de separação de resíduos.
Paralelamente, a componente digital pretende sensibilizar cidadãos e profissionais para adotarem o “Estilo de Vida LIPOR”, uma forma de tornar a reciclagem num gesto simples e diário. A mensagem central - “Reciclar é dar + e receber futuro” - quer sublinhar que o esforço individual de hoje representa um investimento num futuro mais sustentável.