A Tetra Pak estreou uma nova campanha de incentivo à reciclagem em Portugal, desta vez com recurso à música como forma de sensibilizar os consumidores para a correta deposição dos pacotes de bebidas.

O spot, produzido pela Findasense, tem uma melodia original e uma mensagem clara: todos os pacotes de leite, sumo, natas ou tomate devem ser colocados no ecoponto amarelo.

Com estreia televisiva na TVI e na CNN Portugal, e difusão simultânea na Rádio Comercial, a campanha aposta na simplicidade da mensagem. “Dá uma nova vida aos pacotes de bebida. Coloca-os no ecoponto amarelo. Seja leite, sumo, natas ou tomate. Vai ser sempre ao amarelo reciclar com a Tetra Pak”, ouve-se no refrão, que termina com a frase “Sempre no ecoponto amarelo!”.

Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Ibéria, lembra que o desafio é coletivo: “A construção de uma economia circular passa por todos nós e começa em gestos simples, como depositar os pacotes de leite, sumo, natas ou tomate no ecoponto amarelo. Não custa nada e faz toda a diferença, sobretudo numa altura em que Portugal tem de cumprir novas metas europeias de reciclagem e corre o risco de não alcançar esse objetivo.”

A campanha pretende alcançar todos os públicos e reforçar hábitos de reciclagem em diferentes contextos do dia-a-dia. “Setembro é um mês de recomeços, depois das férias de verão. Por que não olhar para a reciclagem dessa forma? Podemos e devemos reforçar os hábitos de reciclagem, em casa, nas escolas, nos locais de trabalho e até quando estamos na rua. Basta depositar os pacotes de bebidas que consumimos no sítio certo: o ecoponto amarelo”, acrescenta Ingrid Falcão.

A mensagem ganha ainda mais relevância face aos números do primeiro semestre deste ano. A recolha de pacotes de bebidas no ecoponto amarelo caiu 405 toneladas, para um total de 4.044 toneladas, menos 9% face ao mesmo período de 2024. Uma redução que coloca em risco as metas de reciclagem definidas para 2025.