Vários fabricantes de papel e de embalagem alimentar juntaram-se em Munique para lançar a European Paper Packaging Alliance (EPPA), cofundada pela Huhtamaki e pela Seda International. A EPPA pretende encontrar soluções concretas para aumentar a reciclagem e reduzir as emissões de carbono da embalagem, em especial a alimentar, sem comprometer a segurança e a proteção da saúde humana.

O EPPA também trabalhará com decisores políticos europeus para apoiar as seguintes prioridades:

  • O papel é um material natural e renovável e é derivado de florestas geridas de forma sustentável que desempenham um papel importante na mitigação das alterações climáticas, absorvendo carbono da atmosfera através da reflorestação.
  • As embalagens de alimentos à base de papel e de fibras são recicláveis e recicladas. A EPPA promoverá práticas de reciclagem para aumentar ainda mais as taxas de reciclagem.
  • As embalagens à base de papel contribuem para a redução do desperdício alimentar, para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde e a segurança dos consumidores.

O primeiro presidente da Aliança, Antonio D'Amato (presidente da Seda International Packaging Group), apelou aos decisores políticos europeus para se comprometerem a encontrar soluções baseadas em evidências para alcançar objetivos comuns: "A Europa e o mundo em geral enfrentam muitos desafios que vão desde as alterações climáticas e a escassez de recursos até ao combate às infeções bacterianas e virais.

 Já no início do século XX, por exemplo, o copo de papel foi especialmente desenvolvido para evitar, nos transportes públicos e nos hospitais, os perigos e preocupações relacionados com a partilha de copos reutilizados. As embalagens de serviços alimentares e de base alimentar, baseadas em fibras sustentáveis, podem fornecer soluções que protejam a saúde e a segurança dos consumidores, a vitalidade do nosso ambiente e a viabilidade de uma economia circular.

 Estamos ansiosos para trabalhar com os decisores políticos para fornecer soluções para estes objetivos comuns e apelar-lhes para que se comprometam a fazer políticas baseadas em evidências e a trabalhar em parceria com as empresas."

O vice-presidente da EPPA, Eric Le Lay (presidente da Huhtamaki Foodservice Europe-Asia-Oceania) sublinhou a importância da parceria e colaboração: "A EPPA representa fornecedores de matérias-primas renováveis e produzidas de forma sustentável e fabricantes de embalagem de foodservice.

O nosso objetivo é construir parcerias com organizações que partilhem do nosso foco no desenvolvimento e na entrega de soluções práticas. Os membros do EPPA estão empenhados em ajudar os operadores de serviços alimentares a proporcionar a melhor experiência de consumo no espírito de segurança alimentar, baixo carbono e uma economia circular. Estamos ansiosos para receber novos membros que partilham a nossa visão."

Os membros fundadores da Aliança Europeia de Embalagens de Papel são: Seda International Packaging Group; AR Packaging; Smith Anderson; Schisler Packaging Solutions; Stora Enso; Metsä Board; Mayr-Melnhof Karton; WestRock; Iggesund/Holmen e Paper Machinery Corporation.

A associação tem sede em Haia, Holanda, nos escritórios da Lejeune Association Management. O diretor-geral será Hans van Schaik.