A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai apoiar 39 projetos de sensibilização para a reciclagem de embalagens de vidro no âmbito do programa Juntos a reciclar ++.

Nesta edição, foram apresentadas 33 candidaturas por parte de Câmaras Municipais, Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) e Empresas Municipais, abrangendo praticamente todos os distritos de Portugal, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Do total de entidades apoiadas, 16 são autarquias, 13 correspondem a SGRU e 4 a empresas municipais.

Face ao reforço da ambição nacional em matéria de reciclagem, particularmente no que respeita ao vidro — com metas de 65% até 2025 e 70% até 2030 — a SPV anunciou um investimento recorde de 707.470 euros, superando os montantes das edições anteriores (500.000€ em 2024 e 600.000€ no arranque de 2025).

 “O investimento que fazemos no Juntos a reciclar ++ reflete o nosso compromisso com a mobilização de todos os agentes envolvidos na reciclagem de embalagens. Sabemos que os desafios são cada vez maiores, em especial no que toca às metas de reciclagem do vidro, e é por isso que continuamos a apostar numa resposta colaborativa, próxima e sustentada”.
Segundo Ana Trigo Morais, CEO da SPV

A responsável destaca ainda a importância de trabalhar lado a lado com os parceiros no terreno, adaptando as respostas às diferentes realidades locais. “Acreditamos que só com o envolvimento das comunidades locais, dos SGRU, dos municípios e dos cidadãos será possível acelerar o ritmo e construir, juntos, um sistema mais eficiente e circular.”

A edição de 2025 deu especial enfoque ao canal HORECA (Hotelaria, Restauração e Cafetaria), reconhecendo a sua importância na geração de resíduos de vidro. Assim, os critérios de avaliação passaram a valorizar projetos com impacto direto neste setor, reforçando a aposta em ações mais eficazes e direcionadas.