A GS1 Portugal acaba de lançar um novo serviço orientado para a promoção da eficiência energética das operações empresariais.

O novo Serviço de Eficiência Energética é composto por três módulos e foi desenhado para ajudar as empresas a melhorar o seu desempenho energético em várias frentes. A primeira fase consiste na identificação e transição mensal para o fornecedor de energia elétrica mais custo-eficiente. A segunda contempla a certificação energética dos edifícios das empresas. A terceira propõe um plano de otimização energética ajustado às necessidades específicas de cada organização.

O primeiro módulo nasce de uma parceria com a start-up Manie, especializada na monitorização e gestão de fornecedores de energia elétrica. Através de uma solução tecnológica, o sistema avalia o perfil de consumo de cada empresa e seleciona automaticamente o fornecedor mais económico e eficiente, mês a mês.

Este serviço funciona por subscrição e comunica às empresas, de forma regular, as poupanças obtidas na fatura de energia. “Esta parceria com a GS1 Portugal permite aplicar a nossa tecnologia para garantir que as empresas têm, todos os meses, acesso automático à oferta de energia mais económica e adequada ao seu perfil de consumo, promovendo poupança e eficiência", afirma João Melo, cofundador da Manie.

Certificação energética com apoio técnico

O segundo módulo resulta da colaboração com a Solee, uma empresa portuguesa especializada em auditorias e certificações energéticas. O processo inclui recolha de dados no local, simulação da dinâmica energética do edifício e emissão da certificação pela ADENE – Agência para a Energia. O relatório final inclui também recomendações para melhorar o desempenho energético dos imóveis.

Jaime Ferreira, Managing Partner da Solee, sublinha a importância desta etapa: “O primeiro passo para melhorar a eficiência energética de uma empresa é realizar a certificação energética dos seus imóveis e seguir um plano de medidas de melhoria com inclusão de energias renováveis, caso tecnicamente e financeiramente sustentáveis. Este passo é muito importante para otimizar a eficiência operacional das empresas, dado que o custo energético é sempre uma variável presente no seu negócio”.

Um plano feito à medida

O terceiro módulo foca-se na definição de um Plano de Otimização de Eficiência Energética. Aqui, o trabalho é mais abrangente e detalhado: além das condições físicas dos edifícios, são analisados sistemas de gestão de energia, desempenho de equipamentos de climatização e iluminação, isolamento, reutilização de água, frotas e modelos de distribuição, parcerias e cadeias de fornecimento.

“Com o Serviço de Eficiência Energética da GS1 Portugal apoiamos as empresas na otimização dos recursos energéticos utilizados nas suas operações, procurando gerar poupança e colaborando na identificação de oportunidades de melhoria e adoção de medidas que lhes respondam. Este projeto surge da identificação de parceiros com quem partilhamos o propósito de promover a sustentabilidade da comunidade empresarial, o Manie e a Solee, ambos integrados no ecossistema alargado de parceiros da GS1 Portugal”, explica João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal.

A colaboração com a Manie teve origem no programa Clean Future, promovido pela Startup Lisboa e pela Unicorn Factory. Já a parceria com a Solee remonta à construção da sede da GS1 Portugal e do seu Centro de Conhecimento.

Disponível mediante subscrição (integrada ou por módulos), o Serviço de Eficiência Energética está acessível a todos os associados e empresas interessadas.