A empresa brasileira Plastiweber desenvolveu uma embalagem secundária para o calçado, a que chamou Green Packing, feita de plástico 100% reciclado.

O filme, termo retrátil e de embalamento automatizado, chega como uma solução para agregar as unidades em fardos para transporte. 

Green Packing

A embalagem já conquistou o Prémio “Grandes Cases 2021” na categoria Impacto Económico, a partir da substituição das caixas de cartão por embalagens plásticas recicladas. Um estudo da Plastiweber feito a partir desse caso de uso no setor do calçado mostrou que a automatização para o embalamento e a maleabilidade da embalagem plástica - que ocupa menos espaço - permitem melhorias logísticas na cadeia produtiva. De acordo com o estudo, uma produção de 30 mil embalagens plásticas por mês pode ser embalada por apenas dois colaboradores e carregada em 21 carretas. A mesma produção, em caixas de cartão necessitaria cerca de oito colaboradores e 26 carretas.

Através de logística reversa com clientes, parcerias com grandes retalhistas e projetos socioambientais com cooperativas, escolas e comunidades, a empresa coleta o resíduo plástico que iria parar em aterros sanitários, seleciona e processa para que retorne ao mercado como uma nova embalagem.

O ciclo gera uma série de benefícios socioambientais agregados ao uso do plástico reciclado. Em 2021, o volume total de plástico reciclado pela Plastiweber possibilitou a redução de emissão de 17 milhões de quilos de CO2, além de diminuir o consumo de mais de 10 milhões de litros de petróleo e de 26 milhões de quilowatts de energia elétrica. Foram gerados, ainda, 7386 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia.

A Plastiweber é uma empresa de soluções sustentáveis em plástico sediada em Feliz (RS). A Plastiweber é a primeira recicladora das Américas a ser homologada com o certificado europeu EUCertPlast, que atesta a rastreabilidade e a qualidade do plástico reciclado produzido por recicladores ao redor do mundo. Além disso, carrega o selo brasileiro de plásticos reciclados SENAPLAS, que reconhece o trabalho efetuado conforme a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Em 2022, a empresa recebeu o título de 1º filme 100% pós-consumo de alta performance pela Organização Mundial de Embalagens (World Packaging Organisation).