A MC celebrou um acordo com os acionistas fundadores da Druni e da Arenal para a combinação dos negócios destas duas empresas, criando um operador líder em retalho de beleza e bem-estar em Espanha, com um volume de negócios de aproximadamente 800 milhões de euros.

Para Luís Moutinho, CEO da MC «esta operação reforça a posição da MC como uma grande referência no sector de retalho na Península Ibérica, e num segmento de elevado potencial de crescimento e com forte relevância estratégica para a nossa Empresa. Ao unirmos forças com a Druni e com os seus acionistas, abrem-se novas oportunidades, em particular, para os nossos negócios de saúde, beleza e bem-estar, e continuamos a construir um futuro ainda mais promissor para a MC.»

Druni

A Druni é uma empresa de retalho de perfumaria, cosmética e parafarmácia com uma rede de cerca de 400 lojas localizadas em Espanha, predominantemente nas comunidades de Valência, Catalunha e Madrid, e um canal online. Fundada em 1987, a Druni gerou, em 2022, um volume de negócios de aproximadamente 575 milhões de euros.

A Arenal é também uma empresa de retalho de perfumaria, cosmética e parafarmácia com uma rede de cerca de 70 lojas, localizadas principalmente no norte de Espanha, e com uma operação online. Fundada em 1975, a Arenal é, desde janeiro de 2019, detida em 60% pela MC e em 40% pelos seus acionistas fundadores, tendo gerado um volume de negócios de 192 milhões de euros em 2022.

A combinação dos negócios da Druni e da Arenal permitirá atingir uma posição de liderança neste segmento em Espanha e acelerar o plano de crescimento das empresas nos canais offline e online.

A MC contribuirá com a sua atual participação na Arenal e com um investimento adicional de cerca de 112 milhões de euros, criando uma joint-venture com os acionistas fundadores da Druni, na qual os acionistas fundadores da Arenal também deterão uma participação indireta minoritária.

Segundo a MC, a empresa passa a ser líder de mercado de retalho de beleza e bem-estar na Península Ibérica, potenciando os ativos e competências conjuntos da Druni e da MC (em particular do Continente, da Wells e da Arenal).

A realização da transação está condicionada às aprovações das autoridades competentes, esperando-se a conclusão durante o segundo semestre de 2023.