A PCI Pharma Services concluiu a aquisição da Ajinomoto Althea, especializada em fill-finish estéril, com sede nos EUA e anteriormente detida pelo grupo japonês Ajinomoto.

A operação integra-se num plano de investimento multianual da PCI, com um valor total superior a mil milhões de dólares, destinado ao reforço das suas infraestruturas nos Estados Unidos e na Europa.

Com esta aquisição, a PCI consolida um novo hub de fabrico de grande escala em San Diego, que incluirá instalações para a produção asséptica de seringas e cartuchos pré-cheios, ampliando significativamente a sua capacidade em sistemas avançados de administração de fármacos e produtos biológicos de alta complexidade, incluindo conjugados anticorpo-fármaco (ADCs).

A unidade de San Diego, que se junta à rede global da PCI, destaca-se pela produção personalizada de oligonucleótidos e peptídeos, e pela sua competência em formulações complexas com liofilização para injetáveis como nanopartículas, mRNA, anticorpos monoclonais (MABs) e proteínas.

Capacidades reforçadas em ADCs e formatos injetáveis complexos

A aquisição da Althea permite também à PCI expandir a capacidade de enchimento de frascos com compostos altamente potentes, apoiando o crescimento na área emergente dos ADCs. Esta aposta complementa o investimento feito na unidade de Bedford, New Hampshire, onde a empresa desenvolveu uma nova instalação dedicada ao desenvolvimento farmacêutico de compostos potentes e não-potentes, equipada com linhas assépticas isoladas e tecnologia de liofilização de última geração. Esta unidade estará operacional no verão de 2025.

Investimento global em infraestrutura e especialização

A aquisição da Althea surge na continuidade de uma estratégia de expansão anunciada em 2024, com mais de 365 milhões de dólares investidos para apoiar o desenvolvimento e packaging de produtos combinados (medicamento-dispositivo), como autoinjetores, seringas, pen-cartridges e frascos.

Nos Estados Unidos, a PCI está a construir duas novas unidades no campus de Rockford, Illinois, com mais de 25 salas dedicadas a embalamento clínico e comercial em formatos injetáveis, e soluções de packaging premium com tecnologia topo de gama. Ambas as instalações estarão GMP ready no outono de 2025.

Na Europa, a empresa adquiriu recentemente uma fábrica de packaging e montagem de dispositivos em Dundalk, Irlanda, e está a concluir um novo centro de 11.000 m² em Dublin, que começará a operar no verão de 2025. Em León, Espanha, decorre um investimento de 25 milhões de dólares para instalação de uma nova linha de enchimento de seringas e cartuchos com tecnologia isoladora, e para a criação de um moderno laboratório de desenvolvimento de biológicos.