Na embalagem do produto Canescool Soothing Gel Cream, a Bayer apresenta um QR Code que torna a embalagem mais acessível para pessoas com dificuldades visuais ou cegas. A iniciativa arrancou com a Bayer Consumer Health UK, em parceria com a Zappar.

Mike Knowland, Cluster Lead do Norte da Europa, incluindo Reino Unido e Irlanda, comenta: «Esta transformação digitalmente inclusiva é um grande passo para nós, bem como para toda a categoria de saúde. O código QR melhora o acesso a informações importantes sobre produtos para os consumidores durante sua jornada de compra. É o início da nossa ambição de adicionar códigos QR acessíveis a mais embalagens dos nossos produtos em todo o portfólio de saúde, para que possamos continuar a cumprir a visão da nossa empresa de “saúde para todos” e capacitar mais pessoas para que seja mais fácil autoadministrar cuidados.»

Os códigos QR, criados pela Zappar em colaboração com a Bayer e em colaboração com o Royal National Institute of Blind People, podem ser detetados por aplicações de acessibilidade como o Envision, o Microsoft SeeingAI e também o da Zapvision.

Canescool

Marc Powell, líder de inovação em acessibilidade do Royal National Institute of Blind People (RNIB) diz: «Melhorar o acesso ao autocuidado e à informação sobre saúde para pessoas cegas e amblíopes é extremamente importante. Independência e escolha são algo que todos deveríamos ter, principalmente quando se trata de cuidar de nós mesmos. Mais de dois milhões de pessoas no Reino Unido vivem com perda de visão e, em 2050, este número duplicará para mais de quatro milhões de pessoas. Estamos muito satisfeitos que a Bayer e a Zappar estejam a colaborar e agora estejam numa jornada para garantir que as informações das embalagens estejam disponíveis para consumidores cegos e com deficiência visual através do uso da tecnologia Zap Vision. Incentivamos outras grandes marcas a darem esse salto também.»

Os códigos AQR são otimizados para pessoas com visão, visão parcial ou cegas. Informações estruturadas sobre o produto são anunciadas por meio de conversão de texto em voz. Os usuários também serão direcionados para uma página de destino no site da Canescool, com informações sobre o produto e um questionário de conhecimento para acabar com mitos.

O produto Canescool Soothing Cream Gel faz parte da marca Canesten do portfólio de Saúde Íntima Feminina da Bayer Consumer Health. O novo design de embalagem com código AQR estará disponível na Amazon e nas lojas Boots a partir de outubro de 2023, com uma distribuição mais ampla em outros grandes retalhistas e farmácias a partir de então.