A Solvay conduziu uma prova de conceito que mostra que o cloreto de polivinílico (PVDC) tem o potencial de ser reciclado. O PVDC é usado em embalagens de barreira de alimentos, bebidas e cuidados de saúde em todo o mundo.

A prova de conceito envolve um processo para reciclar a película Ixan® PVDC  a partir de uma fonte de resíduos pós-industriais, a partir de embalagens de alimentos sem comprometer o desempenho do polímero de alta barreira. Marca um passo importante para aplicações de embalagem mais sustentáveis e circulares, com o potencial de lançar outras iniciativas como a reciclagem de embalagens pós-consumo contendo PVDC.

Ixan PVDC

"A prova de conceito desenvolvida pela nossa equipa de investigação é uma solução para a circularidade de embalagens PVDC. Mostra que existe a possibilidade de reintegrar o polímero reciclado em aplicações futuras, o que significa que pode ser reutilizado e remisturado com materiais virgens – sem perder ou degradar as suas propriedades de alta barreira", disse Claire Guerrero, Global Marketing Manager para segmento de embalagem e sustentabilidade na Solvay.

"A tecnologia de reciclagem desenvolvida pela nossa equipa permite-nos alcançar a qualidade certa para que o PVDC reciclado cumpra os requisitos rigorosos para o contacto com os alimentos indiretos, criando o ciclo fechado", acrescenta Yves Vanderveken, Senior Project Portfolio Leader R&I.

Manter a alta qualidade do polímero foi essencial. A função do polímero em fornecer uma forte barreira contra a água, o oxigénio e os aromas é a razão pela qual é usado em aplicações essenciais para preservar os alimentos e reduzir o desperdício. A redução destas propriedades iria derrotar o seu propósito.

Agora que este avanço inicial foi alcançado, a Solvay está a convidar as empresas que operam na indústria dos plásticos a trabalharem em conjunto para transformar a reciclagem do PVDC em realidade. É particularmente necessário introduzir as infraestruturas necessárias para recolher e separar embalagens que contenham PVDC.

"Escusado será dizer que a criação de um fluxo global de reciclagem de PVDC é uma tarefa enorme, por isso estamos a convidar as empresas a trabalhar em conjunto para introduzir uma forma de reciclar o PVDC em todo o mundo. Todos temos um papel a desempenhar no desafio da reciclagem de embalagens de plástico, e a Solvay está empenhada em desempenhar o seu papel", acrescenta Claire Guerrero.

Os resultados desta prova de conceito estão a abrir novas possibilidades para testar o conceito de reciclagem em outras aplicações de embalagem utilizando o PVDC.

A Solvay é uma empresa científica que fornece materiais de alto desempenho para embalagens alimentares.