A DS Smith implementou uma solução de packaging, a DS Smith Light Wrap para agrupar bricks, que permitiu fazer uma redução das emissões de CO₂. A fabricante refere que a redução é equivalente a 1831 viagens de avião entre Lisboa e Madrid no último ano.


O agrupador de bricks – também conhecido no setor como wraparound –, inclui inovações que permitem um melhor desempenho com menos fibra, o que também se traduz numa redução das emissões de CO₂ para a atmosfera de 19% em comparação com as soluções tradicionais.

O design foi criado para garantir que o packaging que envolve os bricks funciona corretamente para suportar o peso que os packs exercem uns sobre os outros quando empilhados – tanto no transporte como no ponto de venda – sem que fiquem danificados ou deformados.

DSSmith Light Wrap

Para desenvolver esta solução, a equipa de designers da DS Smith inspirou-se no trabalho de compressão e fixação de um automóvel para proteger os seus componentes, bem como os ocupantes do veículo.

O DS Smith Light Wrap tem um duplo vinco na base. O primeiro vinco, mais profundo, funciona quando a caixa é formada na máquina formadora do cliente. Segue-se um segundo vinco, menos profundo, que atua sob compressão quando a caixa é empilhada numa palete. O design também permite a utilização de menos 19% de fibra de papel do que outras soluções.

Luis Serrano, Sales, Marketing & Innovation Director na DS Smith Ibéria, afirma: «As marcas estão a adaptar as tampas dos seus bricks, uma vez que, de acordo com a Lei dos Resíduos e Solos Contaminados da União Europeia, a partir de julho de 2024 deixarão de poder utilizar uma tampa separada. Esta é a melhor altura para as empresas redefinirem também a embalagem dos seus bricks e começarem a utilizar DS Smith Light Wrap, beneficiando de todas as suas vantagens.»

A DS Smith desenvolveu os seus próprios "Princípios de Design Circular", em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur. Além disso, a empresa desenvolveu as Métricas de Design Circular para packaging, uma ferramenta que permite classificar e comparar a circularidade dos designs de packaging através de 8 indicadores, como a reciclabilidade, o conteúdo renovável e a otimização da cadeia de fornecimento, entre outros.