A 20.ª edição da EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, que decorre de 27 a 30 de maio, na EXPONOR, em Matosinhos, promete ser um palco de reflexão sobre os desafios e oportunidades que a atual instabilidade geopolítica global representa para a indústria nacional.
Com 438 empresas presentes e seis pavilhões totalmente ocupados, a EMAF afirma-se como o maior evento industrial do país, acolhendo representantes de mercados tão diversos como Alemanha, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Itália ou Reino Unido.
O ponto alto da componente de debate acontecerá a 29 de maio, com a Future Summit, uma conferência dedicada ao impacto da nova ordem mundial no setor industrial. O keynote speaker será Sérgio Sousa Pinto, deputado e ex-presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, que abordará, a partir das 15h00, o tema: “Nova ordem mundial: a exigência de uma defesa comum na Europa”.
Organizada pela AEP, AIMMAP e CEiiA, a Future Summit contará ainda com uma sessão de abertura conduzida por Luís Miguel Ribeiro (AEP), Vítor Neves (AIMMAP) e Isabel Furtado (CEiiA). O painel final, às 15h45, reunirá nomes como Fernando Sousa, Rafael Campos Pereira e Isabel Furtado, com moderação de José Manuel Mendonça, professor emérito da FEUP e ex-presidente do INESC Tec.
Mais do que uma feira, um espaço para refletir, premiar e transformar
Para além do debate sobre geopolítica e defesa, a EMAF 2025 contará com uma agenda extensa de seminários e apresentações técnicas:
- No dia 27, o CATIM apresentará projetos ligados à energia eólica offshore e à navegação autónoma.
- A Galp dinamizará, também no primeiro dia, três sessões sobre eficiência energética e digitalização industrial.
- A AIMMAP organiza no dia 29 a conferência “Transformação digital da indústria – upgrade da automação exponenciada pela inteligência artificial”, que culminará com a entrega do Prémio Tecnometal aos melhores artigos científicos do ano anterior.
- No dia 30, o Fórum Produtech colocará em destaque a agenda mobilizadora PRODUTECH R3.
A feira será ainda palco da 12.ª edição do Concurso de Inovação, promovido pela EXPONOR e a revista Robótica, que distingue os produtos mais inovadores entre os expositores.
Os bilhetes para visitar a EMAF são gratuitos até 26 de maio, passando a custar 5€ online e 10€ na bilheteira a partir do dia 27.