A S+P Samson resolveu o problema da migração de adesivo com o seu novo sistema de etiquetagem SecuBond, agora protegido pela European Patent Office.

O sistema, desenvolvido pela empresa para a aplicação controlada de adesivos sensíveis à pressão, introduz uma zona de cerca de 1 mm na extremidade das etiquetas sem adesivo aplicado. Os testes realizados em condições extremas confirmaram que esta ausência de adesivo não compromete a capacidade de fixação das etiquetas.

Os adesivos sensíveis à pressão são valorizados pela sua fluidez, mas essa característica pode causar o fenómeno conhecido como “bleeding”, quando o adesivo se espalha, levando à aderência indesejada dos rolos de etiquetas, contaminação de impressoras e falhas em sistemas automatizados.

Com a tecnologia SecuBond, a S+P Samson implementa uma aplicação intermitente do adesivo, permitindo configurar livremente as zonas de colagem. Osensaios laboratoriais comprovaram que bordas sem adesivo de 1 a 1,5 mm mantêm o mesmo desempenho de fixação que etiquetas convencionais. A fixação sob pressão impede ainda a migração de humidade sob a superfície, enquanto os testes de resistência ao cisalhamento demonstraram que as etiquetas SecuBond® igualam em durabilidade e desempenho as soluções tradicionais.

Além disso, a aplicação intermitente facilita o destacamento das etiquetas do papel base e assegura um processamento mais fiável em sistemas automáticos. A possibilidade de definir livremente o campo adesivo oferece também maior flexibilidade, por exemplo, criando abas de fácil remoção.