A Mondi divulgou os resultados do relatório anual sobre o comércio eletrónico, que detalha as tendências gerais, análises e atitudes dos clientes, assim como o impacto das embalagens na experiência.

O inquérito online foi realizado durante o último trimestre de 2023 e inclui as opiniões de 6000 consumidores. O estudo e o relatório resultante são baseados no desejo de fornecer informações-chave sobre como melhor dar resposta às necessidades do consumidor. Este último relatório também inclui resultados específicos por país para seis mercados principais, incluindo República Checa, França, Alemanha, Polónia, Suécia e Turquia.

Nedim Nisic, diretor de E-Commerce do Grupo Mondi, comenta: "O resultado é um tesouro de dados úteis para todas as empresas de comércio eletrónico, não apenas as que tentam satisfazer a procura de embalagens dos consumidores, mas para influenciar toda a experiência. Também queríamos promover a colaboração entre a indústria de embalagens, plataformas de comércio eletrónico e outras partes interessadas, para responder às expectativas dos consumidores e aos esforços de sustentabilidade."

No geral, o relatório analisa quatro áreas-chave: comportamento de compra on-line do consumidor, atitudes em relação à embalagem e experiências de unboxing, perceções e comportamentos em relação à reciclagem e reutilização e o futuro das embalagens de comércio eletrónico.

 

Social Commerce impulsiona as compras

Quase metade (44%) dos consumidores comprou via social commerce nos últimos 12 meses, com o Facebook e o Instagram a conseguir a maioria das compras, enquanto o TikTok ficou pelos 20%. A tendência é particularmente forte entre os Millennials e a Geração Z, que gastam predominantemente em moda. O grupo mais jovem gastou a maior parte de seu dinheiro em produtos de moda (aproximadamente 60%) nos últimos 12 meses, em comparação com cosméticos, tosquia, desportos e lazer, tecnologia e artigos para o lar, que ficam entre 30% e 40%.

Declínio na frequência geral de compras online com a Geração X a procurar o melhor preço

Apesar da diminuição da frequência de compras devido a restrições económicas, 38% dos consumidores mantêm os seus hábitos de compra online, impulsionados pela procura de melhores preços e valor. A frequência das compras online diminuiu um pouco em 2023. É provável que isso se deva ao fato de os clientes continuarem a voltar à loja, já que os comportamentos de compra voltaram à norma pré-pandemia, bem como aos clientes a reduzirem seus gastos online, pois tiveram que lidar com o aumento do custo de vida. Mas, os clientes continuam a fazer compras online regularmente, com um quarto a fazê-lo pelo menos uma vez por semana. As conveniências de economia de tempo e entrega ao domicílio são particularmente atraentes para todos os grupos, e a Geração X é conhecida por ser a mais consciente dos custos em comparação com outras gerações.

Nisic acrescentou: "Esta pesquisa indica que o comércio social está a tornar-se mainstream e a moda é claramente um motor de crescimento. Vemos retalhistas a concentrar-se fortemente na experiência de compra digital e uma experiência perfeita com canais de redes social é uma obrigação no futuro."

A qualidade e a reciclabilidade das embalagens são fatores essenciais na decisão de compra. Quem suporta os custos das devoluções?

Os clientes dão prioridade à qualidade da embalagem e a compatibilidade ecológica, com 88% a valorizar as embalagens protetoras e uma parte substancial a considerar que a reciclabilidade é importante.

Existem diferenças regionais, com os consumidores turcos a mostrarem uma elevada procura de embalagens que possam ser fechadas novamente. O crescimento dos mercados de re-commerce indica uma preferência por embalagens reutilizáveis, o que significa que os retalhistas precisam considerar o comportamento pós-compra e alinhar-se com as exigências da sustentabilidade na economia circular.

As devoluções são, tradicionalmente, gratuitas, uma vez que isso incentiva as compras. Com o aumento dos custos e à medida que as questões de sustentabilidade aumentam, 39% dos entrevistados dizem que não querem pagar por devoluções, com os Millennials e a Geração Z a aceitar arcar com esse custo.

Quase metade não voltará a comprar com uma marca se a embalagem não corresponder às expectativas

As gerações que cresceram com o conceito de unboxing são os Millennials e a Geração Z, que mais avaliam a importância da embalagem para a experiência– com dois terços (66%) da Geração Z e 65% dos Millennials a classificá-la como importante ou muito importante,  em comparação com apenas 46% dos Boomers.

Uma experiência negativa de unboxing, com o excesso de embalagens a ser a queixa mais referenciada, mostra que quase metade (47%) diz que isso os impediria de comprar novamente. Em comparação, 45% diz que não voltaria a comprar uma marca cuja embalagem é difícil de reciclar.

No geral, há um foco substancial na sustentabilidade e em embalagens ecológicas sem comprometer a qualidade do papel, as capacidades de proteção ou a experiência geral de unboxing. O relatório sugere que quase 60% dos consumidores esperam embalagens compostáveis ou recicláveis num futuro próximo.

Para obter o relatório completo, clique aqui.