fbpx

Mais de metade dos consumidores portugueses (58%) afirma utilizar métodos de pagamento online nas suas compras. A maioria (84%) refere confirmar a legitimidade da empresa ou entidade antes de efetuar o pagamento pelo produto ou serviço adquirido.

As conclusões são de um estudo realizado pela plataforma de compras online OLX, que divulgou os resultados do estudo sobre “Formas de Pagamento Online”, realizado no contexto do Dia das Compras na Net criado pela ACEPI – (Associação da Economia Digital) e da aproximação do Black Friday. O estudo baseia-se num inquérito aplicado a uma amostra de 575 utilizadores da plataforma OLX Portugal, realizado em outubro.

Compras online Firmbeecom Unsplash© Firmbee.com / Unsplash

Além da transferência bancária (32,2%) e do MB Way (31,8%), o Paypall (15,8%) também é um dos métodos mais utilizados pelos inquiridos. Com menor expressão surgem as opções de cartões digitais como o Revolut (6,5%), e-banking (5%) e multibanco (1,1%).

«É extremamente positivo verificarmos que a esmagadora maioria dos inquiridos mencione ter atenção no momento de efetuar um pagamento online e confirmar a legitimidade da fonte antes de o fazer. A segurança nas compras online é um dos grandes focos do OLX e temos iniciativas no sentido de instruir os nossos utilizadores na literacia digital, de forma a efetuarem as suas compras da melhor forma possível» explica Andreia Pacheco, Head of Marketing do OLX Portugal.

Relativamente às compras realizadas na plataforma do OLX, a maior parte (33,5%) opta pelo pagamento presencial, logo seguidos pelos que optam pela transferência bancária (27,1%) e pelo MB Way (23,4%). Pagamento à transportadora na entrega do produto é também uma opção para 10,8%, com apenas 1,8% a utilizar formas de pagamento como o Revolut e semelhantes.

Relativamente à entrega das compras efetuadas no OLX, 40,5% já são realizadas através de envio por transportadora. Cerca de metade (56,5%) são realizadas presencialmente, situação para a qual o OLX sugere e disponibiliza pontos de encontro, e 2% são feitas com encontro presencial e apoio adicional de transportadora.

 

O OLX Portugal (FixeAds S.A.) foi fundado em 2007 e é especialista no desenvolvimento de plataformas online locais de fácil utilização para compra e venda de produtos e serviços na Internet. A empresa é detentora dos portais Standvirtual, Imovirtual e OLX.