A Steel for Packaging Europe (SfPE) anunciou um conjunto de iniciativas para assinalar o 40.º aniversário. Entre as ações previstas destaca-se a publicação de um novo relatório sobre o estado da reciclagem, que irá analisar os principais desafios e oportunidades do setor e apresentar recomendações políticas com o objetivo de manter o metal para embalagens num ciclo circular pelo maior tempo possível.

O relatório dá continuidade aos estudos publicados em 2018 e 2022, refletindo as transformações registadas no panorama das embalagens e a evolução do enquadramento legislativo europeu. Tal como nas edições anteriores, o documento pretende contribuir para o aumento da quantidade e da qualidade da reciclagem, em linha com os objetivos da economia circular na Europa.

Baseado em mais de quatro décadas de experiência na promoção de melhorias ao nível da recolha, triagem e reciclagem de embalagens de metal, o relatório será apresentado num evento intitulado Shaping Europe’s Circular Future, que terá lugar em Bruxelas, no dia 21 de abril.

Steve Claus, secretário-geral da Steel for Packaging Europe, diz que este ano comemorativo representa “um marco relevante” para a associação, sublinhando que o percurso do metal o posiciona como um material de referência na transição para embalagens mais sustentáveis. O responsável destaca ainda que, após quatro décadas de progressos, as embalagens de metal apresentam taxas de reciclagem recorde e um modelo assente na reciclagem local, dentro de um circuito fechado de materiais.

No contexto da implementação do novo Regulamento Europeu de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) e da esperada adoção do Ato da Economia Circular, o evento irá também debater os ajustamentos políticos necessários para acelerar a circularidade. Entre os temas em análise estão os incentivos à reciclagem de elevada qualidade e a evolução dos sistemas de Responsabilidade Alargada do Produtor (RAP), de forma a apoiar uma economia verdadeiramente circular na Europa.

As comemorações dos 40 anos incluem ainda o lançamento de um novo logótipo comemorativo e a criação de uma área dedicada no website da associação, onde são destacados momentos-chave da evolução das embalagens de aço desde a fundação da SfPE, em 1986.

Steve Claus recorda que, desde a criação da associação, o setor atravessou uma transformação significativa, acompanhada por um crescimento contínuo das taxas de reciclagem de embalagens de metal na Europa. O percurso, afirma, reflete tanto as propriedades do material como o envolvimento dos diferentes intervenientes da cadeia de valor na construção de um futuro mais sustentável.