O 1520 Innovation Fund, criado pelos CTT para apoiar projetos de inovação em pequenas e médias empresas e start-ups, anunciou um investimento na ZeroPact, uma empresa portuguesa que desenvolveu uma plataforma baseada em inteligência artificial para calcular automaticamente a pegada de carbono de produtos.
A ZeroPact afirma ter criado a primeira plataforma capaz de calcular a Product Carbon Footprint (PCF) de forma automática, permitindo analisar portfólios completos em poucos minutos. A tecnologia centra-se na automatização da recolha e processamento de dados, uma das principais dificuldades identificadas na avaliação da sustentabilidade, reduzindo a dependência de processos manuais morosos e complexos.
O fundo é totalmente financiado pelo Grupo CTT e gerido pela Iberis Capital, entidade responsável por investimentos em empresas de diferentes dimensões. Para os CTT, o investimento tem também relevância operacional. “A ZeroPact resolve um problema real para os CTT e para o e-commerce: medir e compensar a pegada carbónica com rigor. Apresenta uma tecnologia sólida assente em IA, uma equipa experiente e multifacetada e um historial comprovado de execução”, afirmou Nuno Matos, Diretor de Digital, Novos Canais e Inovação dos CTT. Acrescentou ainda que o grupo pretende assumir um papel ativo no crescimento da empresa, enquanto investidor e cliente.
Já João Morgado, Co-founder & CEO da ZeroPact, considera que “a entrada dos CTT, através do seu fundo gerido pela Iberis Capital, é uma validação estratégica da nossa tecnologia e, acima de tudo, da nossa visão”. O responsável destaca o impacto do operador logístico no ecossistema de e-commerce e afirma que o investimento permitirá acelerar o desenvolvimento tecnológico e a expansão comercial.
O investimento surge no âmbito do 1520 StartuProgram, programa dos CTT dedicado à interação com start-ups, que acompanha as empresas nas quais o fundo investe. O 1520 Innovation Fund, cuja dotação foi reforçada no final do último ano para 8 milhões de euros, tem como objetivo investir em start-ups em fases seed, series A e growth, bem como em PMEs. As áreas prioritárias abrangem e-commerce, logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade. O fundo prevê ainda a possibilidade de coinvestimento com outras redes de investidores.
Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 2000 empresas e acompanha atualmente 21 projetos, incluindo parcerias comerciais, iniciativas de co-criação, uma aquisição e nove investimentos anteriores através do fundo, aos quais se junta agora a ZeroPact.