Pelo quarto ano consecutivo, a Tetra Pak lança em Portugal a campanha “Reciclar Alimenta”, uma iniciativa que alia sensibilização ambiental a solidariedade.

Em parceria com a Fundação do Gil, a ação vai transformar embalagens recicladas em refeições doadas a crianças em situação de vulnerabilidade.

Durante o mês de outubro, por cada 100 toneladas de pacotes de bebidas reciclados no ecoponto amarelo, a Tetra Pak compromete-se a doar 2.500 refeições à Fundação do Gil. O sucesso da campanha depende diretamente da mobilização dos consumidores portugueses.

Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Ibéria, afirma: “Quanto mais reciclar, mais está a ajudar. É simples, não custa nada e representa um compromisso de todos nós pelo futuro do planeta e das crianças que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. Fazer a diferença está à distância de pequenos gestos como este e o sucesso consistente da campanha ‘Reciclar Alimenta’ dá-nos força para continuar este trabalho de sensibilização. Com novas metas europeias definidas, Portugal precisa de aumentar as taxas de reciclagem, sob pena de ficar para trás numa área fulcral como é a economia circular”.

Patrícia Boura, Presidente Executiva da Fundação do Gil, sublinha: "Mais do que um apoio financeiro, a parceria com a Tetra Pak representa um compromisso conjunto com a dignidade, o cuidado e o futuro das nossas crianças. Como estamos a falar em refeições doadas, será possível apoiar a dispensa da Casa do Gil, um dos nossos projetos estruturantes. Isto quer dizer que podemos concentrar recursos para dar continuidade e reforçar outras respostas de que dispomos, como os Cuidados Domiciliários Pediátricos, a Hospitalização Domiciliária Pediátrica e a própria Clínica do Gil, dedicada à saúde mental. Sempre com o mesmo espírito, queremos transformar fragilidades em projetos cheios de dignidade e amor pelos mais vulneráveis”.

Desde 2022, a campanha “Reciclar Alimenta” já beneficiou organizações como a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, a Refood e as Aldeias de Crianças SOS. Em números, registou 702 toneladas de embalagens recicladas no ano de estreia, 750 toneladas em 2023 e 820 toneladas em 2024.

A edição deste ano arranca a 1 de outubro e contará com uma forte presença em televisão, rádio, imprensa escrita e redes sociais. A campanha terá ainda o apoio de influenciadores digitais e presença em mupis nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. As mensagens solidárias vão também circular nos transportes públicos da Carris e da STCP.