A Sociedade Ponto Verde (SPV) volta a lançar o “Juntos a reciclar ++”, um programa de financiamento de ações de comunicação, sensibilização e educação para Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos (SGRU) e para Câmaras e Empresas Municipais.

O projeto “Coimbra Vale + Sustentabilidade”, que pretende aumentar em cerca de 10% a recolha seletiva de embalagens de vidro na região, foi um dos selecionados para receber o financiamento.

A autarquia tenciona intensificar a recolha de embalagens de vidro porta a porta em bares, cafés, restaurantes e hotéis do centro histórico da cidade, de forma a sensibilizar e envolver os 100 empresários e colaboradores destes estabelecimentos comerciais do canal HORECA, no processo de reciclagem.

Através desta ação, a SPV disponibiliza, no total, 500.000€ para financiar os projetos inseridos no “Juntos a reciclar ++”. O trabalho colaborativo entre a SPV e as entidades parceiras destaca a importância de existir uma comunicação integrada e com o alinhamento de mensagens entre os agentes da cadeia de valor.

A edição deste ano foca-se, essencialmente, em aumentar a participação na reciclagem de embalagens de vidro, uma vez que é o material que mais desafios apresenta para o cumprimento das metas de reciclagem de embalagens.

“‘Juntos a reciclar ++’ é um projeto fundamental para que possamos continuar a trabalhar de forma colaborativa com SGRU, Câmaras e Empresas Municipais. É urgente agirmos, tendo em mente o alcance das atuais metas de reciclagem de embalagens, em particular, a do vidro, onde temos de acelerar e adotar ações específicas. Este projeto com a Câmara Municipal de Coimbra, focado no canal HORECA, é mais um passo importantíssimo que damos: é um reforço do papel da SPV enquanto parceira da jornada de sustentabilidade de todos os agentes da cadeia de valor”, afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, refere que: “O projeto que visa intensificar a recolha de embalagens de vidro, porta a porta, junto de estabelecimentos de restauração e hotelaria do centro histórico da cidade, agora apoiado pela SPV, integra o nosso Plano de Ação da Estratégia de Gestão de Resíduos (2030). Damos, assim, mais um importante passo para o objetivo Coimbra Zero Resíduos, que orienta a intervenção de gestão de resíduos que temos em curso no concelho”.

O vereador da autarquia com o pelouro do ambiente, Carlos Matias Lopes, acrescenta que o projeto de recolha de vidro no canal HORECA, apoiado pela SPV, “permite melhorar o desempenho ambiental de Coimbra na recolha seletiva de vidro e consequentemente na reciclagem do próprio produto”.

As entidades podem continuar a candidatar-se e encontrar mais informações aqui.