Estão abertas as candidaturas para o “Juntos a reciclar ++”. O programafinancia ações de comunicação, sensibilização e edicação para os Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos (SGRU) e para Câmaras e Empresas Municipais.

“‘Juntos a reciclar ++’ é um projeto no qual muito acreditamos. Continuamos empenhados em trabalhar de forma colaborativa com SGRU, Câmaras e Empresas Municipais e reforçamos a importância de atuar em parceria com estas entidades, que são parceiras históricas da SPV. Todas as ações contam no atingimento das metas e, em especial no vidro, onde temos de acelerar e adotar ações especificas. É fundamental termos um SIGRE que trabalha em regime colaborativo e em parceria e é exatamente por isso que financiamos projetos ligados à comunicação, sensibilização e educação, que são, aliás, áreas nas quais a SPV acredita e investe de forma contínua”, afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

As candidaturas realizam-se através de uma plataforma digital para candidaturas, que promove um webinar para ajudar os parceiros a concorrer ao programa. No total, há 500.000€ para financiar projetos destas entidades. 

Atualmente, as embalagens são o único fluxo urbano em que as metas de reciclagem são cumpridas, ainda assim, o vidro é o material que mais preocupações tem dado. Neste sentido, e tendo em conta o contexto atual do setor e todos os desafios das atuais metas de reciclagem - 65% de reciclagem de embalagens colocadas no mercado até 2025 e 70% em 2030 -, esta edição do projeto está focada no aumento da participação na reciclagem de embalagens de vidro.