Durante a virtual.drupa, a Komori anunciou a disponibilidade comercial do sistema de impressão nanográfica em folha-a-folha, no formato B1, Impremia NS40. A nova máquina vai estar disponível em duas configurações: 4 cores + coater ou 7 cores + coater.

A olhar para os mercados japonês, chinês, norte-americano e, claro, europeu, a Komori anunciou a disponibilidade comercial da máquina a 20 de abril. A máquina digital visa dar resposta à procura crescente por curtos e médios prazos e tiragens, impressão de dados variáveis e o crescimento de áreas como as embalagens e displays. A máquina atinge velocidades de impressão B1 de 6500 folhas/hora e define-se como uma "digital offset".

Komori NS 40

Nas máquinas standard com tintas à base de água, a tinta é ejetada diretamente para o substrato, permitindo que a humidade da tinta mergulhe no substrato. Isto, por sua vez, requer uma grande quantidade de energia para secar as folhas impressas, e evita a impressão de alta velocidade.

Com a Impremia NS40, no entanto, as cabeças de impressão ejetam nanotinta aquosa, a Nanoink, para um blanket de transferência de imagem, que forma uma camada fina. A tinta seca no blanket e é transferida após a dissipação da humidade interior, impedindo que a humidade penetre no substrato e permitindo a secagem a alta velocidade.

Capaz de imprimir a alta velocidade sem necessidade de mudar de chapas ou tinta, a Impremia NS40 é indicada não só para curtas tiragens de embalagens, mas também para a procura de curtas tiragens e uso de cores especiais. Em comparação com o offset tradicional, isto pode reduzir consideravelmente o tempo, desde correções até à impressão e verificações finais. Permite ainda mesmo processamento pós-impressão que as máquinas offset, tais como aplicação de vernizes, laminação, corte e vinco, por exemplo.

Em Portugal, a Komori é representada pela Graforio.